top of page

VOCÊ PODE ser GENIAL sem SABER | 9 tipo de INTELIGÊNCIA | HOWARD GARDNER | Múltiplas inteligência?

Atualizado: 17 de nov. de 2023

Quem já se deparou com uma afirmação na família como: "você viu seu primo já tem três faculdades, ele é muito inteligente".

Aí você reflete um pouco e percebe que esse cara ainda mora com os pais e quase aos 30 anos não construiu nada relevante. E o pior, ele é arrogante e acredita que a sociedade não o reconhece por suas formações e não valoriza o conhecimento.

Por outro lado, há pessoas que mal concluíram o ensino médio e já são donas de uma renda familiar estável, cheias de energia e parecem saber o que estão fazendo.

Isso acontece, pois a inteligência não é medida apenas pelo QI, por métricas de avaliação de ensino, coleções de títulos acadêmicos ou sucesso financeiro.





Em sua definição pura, a inteligência é a capacidade de conhecer, compreender e aprender, adaptando-se a novas situações.

Perceba que essa definição não tem nada a ver com sua condição biológica de superdotado ou mesmo formação educacional. Pois a inteligência está relacionada com sua capacidade de compreender a realidade e de se adaptar às situações cotidianas da vida, quanto melhor você for nisso, quanto melhores seus resultados como pessoa e profissional, maior a sua inteligência.

Dito isso, deve ter ficado claro que a inteligência pode ser construída por você, você só precisa descobrir seu tipo de inteligência e convergir com o desejo de aprender constantemente e melhorar a si mesmo.

Por isso, fique no vídeo, pois iremos explicar mais sobre a “Teoria das Inteligências Múltiplas”, e os 9 tipos de inteligência, definidas pelo psicólogo americano, Howard Gardner, bem como as atitudes que são características de pessoas consideradas altamente eficazes ou inteligentes. Já deixe nos comentários qual o seu tipo de inteligência mais evidente e quais atitudes pretende adotar para sua vida.

Como dito anteriormente, todos nós temos capacidades gerais muito semelhantes, contudo, cada pessoa possui habilidades e características diferentes, as quais são formadas ao longo da vida de acordo com suas experiências adquiridas e fatores do meio e biológicos.

Por isso, algumas são melhores com raciocínio lógico, outras levam jeito para se expressar através das palavras, ou são donas de um carisma sem igual.

Com isso em mente, concluímos que não existem pessoas "burras", existem pessoas que não desenvolvem plenamente sua capacidade de modo a serem assertivas, segundo um padrão preestabelecido (pois ninguém é dono da razão e das verdades do mundo, eis que tudo é percepção).

O lado bom, é que nunca é tarde para começar a se desenvolver como pessoa e a se tornar a melhor versão de si.

Mas por que é importante identificar o seu tipo de inteligência predominante?

Por uma infinidade de razões, uma delas é para o planejamento pessoal e profissional. Saber qual sua inteligência dominante te ajuda a planejar sua carreira e a melhorar suas relações interpessoais e sociais.

Para o psicólogo norte-americano, Howard Gardner, a inteligência é a habilidade de compreender a realidade e se adaptar para atingir objetivos e resultados pretendidos. Quanto maior a multidisciplinaridade de seu conhecimento e mais multifacetada suas experiências, maiores as chances de você melhorar a si mesmo e obter conquistas exponenciais.

O psicólogo concluiu, nos anos 90, em sua pesquisa que embora interdisciplinares, há uma certa dominância de determinado tipo de inteligência em cada pessoa, dividindo esse grupo em 9 tipos.

A inteligência Lógico-matemática.

Essa habilidade é exaustivamente explorada pelos testes de QI.

Esta competência trata-se da capacidade de identificar padrões lógicos e traçar linhas de raciocínio. Estando muito atreladas à capacidade e habilidades de cálculos matemáticos.

Segundo Gardner essa é uma inteligência fortemente relacionada ao lado direito do cérebro.

Assim, as pessoas com esse tipo de inteligência predominante são capazes de desenvolver raciocínios lógicos e solucionar problemas facilmente, encontrando rapidamente soluções de problemas complexos. Possuindo características de organizacionais e disciplina.


A inteligência linguística

Já a inteligência linguística se refere à capacidade de utilizar a linguagem, tanto oral quanto escrita, para transmitir ideias e emoções.

É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro e é uma das inteligências mais comuns.

Geralmente são pessoas com habilidades de comunicação e para produções de textos. Além de terem facilidade para aprender rapidamente línguas estrangeiras.

Podemos dizer que todos nós já encontramos pessoas assim, elas sabem se expressar muito bem, e tem um postura alegre e cativante. Possuindo um alto grau de atenção e sensibilidade para entender pontos de vista e vivências de outras pessoas. São pessoas com facilidade para filosofia, Direito, jornalismo, para ensinar e escrever.

A inteligência espacial

Outra espécie de inteligência é a espacial, a qual trata da capacidade de processar informações tridimensionais, diferenciando cores, linhas, espaços, figuras e formas.

Neste tipo de dominância podemos ver grandes nomes da pintura, arte, designers, engenheiros e arquitetos.

Pois, as pessoas com esse perfil costumam ter muita facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens em 2D e 3D.

A inteligência motora

A inteligência motora, está relacionada com a coordenação do corpo e capacidades motoras.

Destacamos aqui aquelas pessoas que possuem uma grande habilidade de coordenação corporal, reflexos apurados e movimentos precisos, tendo muito facilidade com tarefas práticas e exercícios físicos. Além de grande facilidade para explorar a expressão corporal, tendo muita noção de espaço, distância e profundidade.

A inteligência musical

Já a inteligência musical, o nome já diz tudo, são pessoas com grande facilidade para distinguir sons, compor músicas, tocar instrumentos musicais e aprender ritmos e canções fazem parte das características das pessoas que possuem inteligência musical.

Se você têm essa predominância sinta-se especial, pois é uma característica um pouco mais rara, e exige grande sensibilidade, pois são boas em identificar padrões e notas musicais, conseguindo ouvir e processar sons além do que a maioria dos indivíduos consegue. Nesta lista incluiriam as grandes figuras como Mozart e Beethoven.

A inteligência Intrapessoal

Essa inteligência está cada vez mais rara no mundo de hoje, mas quem a domina, leva uma vida leve e descontraída.

Estamos falando da inteligência Intrapessoal: essas pessoas que a possuem têm uma enorme facilidade para identificar as próprias emoções e sentimentos, tendo habilidades para lidar com diferentes situações e de adaptação. Elas dominam a si mesmo com maestria e consequentemente são capazes de tomarem decisões mais assertivas.

Seu comportamento mais serenos inspiram as pessoas e costumam ser bem aproveitadas em funções de liderança.

A inteligência interpessoal

A sétima inteligência é a interpessoal. Você deve estar se perguntando, mas não é a mesma coisa do que a anterior?

Não, essa habilidade é mais externa, e se refere à capacidade de interagir e lidar com pessoas. São pessoas intuitivas e normalmente apresentam alta capacidade para ensinar e liderar, além de gostar de participar de projetos que envolvam equipes. É possível ver essas pessoas como carismáticas e que parecem inspirarem confiança.

A inteligência existencial

Outra inteligência, segundo Gardner, é a existencial, a qual se inclina a amar assuntos como a formação do mundo, o sentido da vida e questionar a existência humana.

São pessoas que possuem uma incrível habilidade crítica do pensamento e conseguem visualizar e formar teorias que estão além da simples compreensão da sociedade.

São pessoas geralmente encrenqueiras e a depender dos caminhos que tomam, podem ser chatos de tão engajados em suas teorias e críticas à realidade à sua volta.

A inteligência naturalista

Por fim, temos uma encantadora inteligência emocional, a Naturalista.

Esse tipo de inteligência está relacionado com a sensibilidade à natureza, aos animais e ao meio ambiente.

São seres que possuem habilidades para distinguir, classificar e manipular elementos do meio ambiente, objetos, animais e plantas.

Você deve ter percebido que a cada tipo de inteligência que falávamos, você se identificava um pouquinho com cada uma delas. Isso acontece porque todos nós temos essas habilidades em nossa personalidade, todavia, há determinadas áreas em que somos melhores e lidamos mais facilmente do que outras.

Comente abaixo qual inteligência é mais forte em você?

A boa notícia é que como tudo na vida, podemos aprimorar nossas áreas de inteligência, e a forma mais fácil de fazer isso é através do conhecimento. Quanto mais você aprende e quanto mais variadas as opiniões que se expõe, maior sua capacidade e subsídios para melhorar a si e a sua tomada de decisões.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page