Ocupe-se apenas do que você pode controlar: O caminho para a liberdade
- Método & Valor
- 19 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de abr. de 2024
Vivemos em um mundo repleto de distrações, preocupações e pressões externas. Nesse turbilhão de estímulos, muitas vezes nos perdemos tentando controlar aquilo que foge ao nosso domínio, resultando em frustração, ansiedade e desperdício de energia. No entanto, há uma filosofia que nos convida a direcionar nossa atenção para aquilo que realmente podemos influenciar: ocupar-se apenas do que está sob nosso controle.

Epicteto, um dos mais conhecidos filósofos estoicos, disse: "Há apenas uma maneira de felicidade e essa é parar de se preocupar com coisas que estão além do poder da vontade. Algumas coisas estão sob nosso controle e outras não estão. Sob nosso controle estão o julgamento, o impulso, o desejo, a aversão; e, fora dessas áreas, tudo é opinião, eleusis, aspiração, rejeição."
Este princípio, oriundo da filosofia estoica, nos ensina a manter nossa atenção concentrada no que de fato nos compete, lembrando-nos constantemente de que as preocupações alheias são problemas dos outros, não nossos. Ao adotarmos essa postura, nos tornamos imunes a coações externas, preservando nossa liberdade e eficiência em nossas ações.
Ao direcionarmos nossos esforços para aquilo que podemos controlar, evitamos desperdiçar energia em críticas ou confrontos com terceiros. Em vez disso, focamos em atividades construtivas e benéficas, tornando-nos mais produtivos e realizados.
O filósofo estoico Sêneca afirmou: "Não há motivo para nos preocuparmos com o que está além do nosso controle, e mesmo dentro dele, podemos controlar muitas coisas."
Do mesmo modo, Marcus Aurelius, imperador romano e também um estoico, escreveu em suas Meditações: "Não devemos nos preocupar com o que outros dizem, mas apenas com o que fazemos."
Uma das grandes vantagens desse modo de viver é a liberdade que ele proporciona. Ao reconhecermos nossos limites e nos concentrarmos no que está ao nosso alcance, não nos vemos obrigados a realizar tarefas contra nossa vontade. Não permitimos que as ações ou opiniões dos outros nos firam, evitando a criação de inimizades e prejuízos desnecessários.
Entretanto, seguir esse caminho não é tarefa fácil. Requer abrir mão de certas expectativas, adiar alguns desejos e, em muitos casos, até mesmo renunciar a riquezas e poder. A busca pela felicidade e liberdade exige sacrifícios, mas os benefícios de viver em conformidade com esses princípios são inestimáveis.
Portanto, se o seu objetivo é alcançar a verdadeira liberdade e eficiência em suas ações, lembre-se de ocupar-se apenas do que você pode controlar. Ao fazer isso, você estará trilhando um caminho de autenticidade, paz interior e realização pessoal.
Comments