top of page

O SEGREDO PARA PROGREDIR NA CARREIRA | AS 16 LEIS DO TRIUNFO | Por Napoleon Hill | Para você aplicar

Atualizado: 17 de nov. de 2023

Falaremos sobre as 16 leis do triunfo sugeridas pelo jornalista e escritor Napoleon Hill, um grande estudioso sobre a construção de riqueza e desenvolvimento pessoal.

Por mais de 20 anos, Napoleon Hill se dedicou a estudar o porquê de algumas pessoas conseguirem o sucesso e estabilidade financeira e outras não. Para alcançar esse objetivo o escritor entrevistou mais de 16 mil pessoas, dentre elas os 500 milionários mais importantes da época.





Sintetizando suas descobertas em grandes obras e princípios que julgou ser fatores determinantes e compartilhados por pessoas de sucesso, tornando-se um dos autores mais lidos no mundo até hoje.

Mas quem foi Napoleon Hill?

Napoleon Hill, nasceu em 26 de outubro de 1883 em Wise County, estado da Virginia, Estados Unidos.

Hill, perdeu sua mãe quando ele tinha nove anos. Desde criança já esboçava uma grande esperteza e inteligência para os negócios.

Na juventude, Napoleon Hill começou a trabalhar como repórter. Aos treze anos escreveu um pequeno jornal chamado “Mountain Reporter”.

Em 1908, por causa de suas reportagens, o jovem Napoleon Hill teve a oportunidade de entrevistar Andrew Carnegie, o homem mais rico do mundo na época, o magnata do aço. Nascia aí uma grande e riquíssima parceria.

Hill, ficou impressionado como Carnegie falava sobre os princípios que fizeram dele um homem de sucesso e como acreditava que era possível desenvolver essas características nos outros para produzir outros homens tão ricos como ele.

O milionário, então, propôs a Hill que iniciasse um grandioso projeto para investigar minuciosamente essas virtudes e que desenvolvesse uma filosofia que permitisse aos interessados desenvolver tais características.

Para isso, Hill receberia cartas de apresentações para os homens mais proeminentes da época para que pudesse efetuar sua pesquisa, embora ele precisasse se sustentar sozinho durante todo esse tempo.

Carnegie parecia entusiasmado com a proposta e acreditava que o resultado da pesquisa beneficiaria milhares de pessoas. Hill, conta que Carnegie lhe concedeu 60 segundos, para decidir se aceitaria ou não o desafio. Caso contrário retiraria a proposta. Tendo o jornalista Hill aceitado o desafio.

Esse estudo levou 20 anos entre entrevistas e síntese de conhecimentos que dariam base para um conjunto de princípios que inspirariam as pessoas a se tornarem bem-sucedidas.

Entre seus feitos, está o fato de ter sido Conselheiro Presidencial do Presidente americano Franklin Roosevelt de 1933 a 1936. Dentre os entrevistados estão nomes como Thomas Edson, Graham Bell, George Eastman, Henry Ford, John Rockfeller, Theodore Roosevelt e Woodrow Wilson.

A decisão que Hill tomou perante Carnegie, em 30 segundos, fez dele uma das vozes mais influentes nos Estados Unidos e no mundo até os dias de hoje, levando a grandes livros e leis do sucesso. Tornando-se referência quando o assunto é empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

Mas quais são as famosas 16 leis do triunfo que as pessoas de sucesso seguem, identificado por Napoleon Hill?

Lei da Aliança de mentes (mastermind)

A primeira lei revela que todos os grandes homens se associavam com outras pessoas com o mesmo perfil de pensamento, essa combinação de habilidades e propósitos criam uma atmosfera poderosa de ideias e potencializa a aprendizagem, levando grandes soluções para alcançarem os seus objetivos.

Por isso, essa aliança de duas ou mais mentes trabalhando em perfeita harmonia gera um resultado maior do que a soma das partes sozinhas. E são possíveis de serem feitas, não apenas por homens de negócios, mas em todas as áreas de sua vida, seja com sua esposa, com uma equipe de trabalho ou na comunidade… basta que as pessoas possuam conhecimento que agregam valor e maturidade para saber dialogar sem ser dono da razão em torno de um proposito maior.

O mastermind pode ser feito por qualquer pessoa e em qualquer lugar, a título de exemplo, basta ver o que 56 pessoas fizeram se reunirem com o propósito de criar o "sonho dourado" na formação dos Estados Unidos da América, ideais que permeiam a cultura americana de liberdade e oportunidade para gerar riquezas até os dias de hoje.

A lei da Definição de propósito

Para Napoleon Hill, ter um objetivo definido é primordial para o sucesso. Sem um propósito é muito complicado realizar alguma coisa.

Todas as pessoas que realizam seus sonhos possuíam um objetivo principal muito bem definido e detalhado.

Observe essa citação do autor:

“O objetivo principal na vida deve ser escolhido com um grande cuidado e, depois de escolhido, deverá ser escrito e colocado num lugar onde se possa vê-lo pelo menos uma vez por dia. Isso tem por efeito psicológico impressionar o subconsciente da pessoa de tal maneira que ela aceita esse propósito como um lema, um projeto... que finalmente dominará as suas atividades na vida e a guiará, passo a passo, para a consecução desse objetivo.”

Não seja aquelas pessoas que apenas planejam, que tem dezenas de metas sem um objetivo principal. Escreva em um caderno todos seus objetivos, depois coloque-os por ordem de prioridade, levando em consideração quais objetivos se relacionam um com outro.

Agora você irá se dedicar ao principal objetivo, o dividirá em pequenas metas diárias, semanais ou mensais, de forma que consiga acompanhar o processo, e possibilite corrigir e aprimorar sua execução.

A lei da Confiança em si mesmo

Segundo Napoleon Hill, se quer ter sucesso precisa demonstrar grande confiança em seu potencial. Ainda que não saiba resolver um problema, saber quem chamar para resolver.

Ter confiança em si é persistir e acreditar em seu potencial, olhando a crítica alheia como uma forma de aprimorar seu projeto e não como uma desculpa para desistir.

Você precisa entender o processo e confiar que é capaz, definindo objetivos e metas no seu propósito.

A lei do Hábito de economizar

Hill, afirma que “a economia é apenas uma questão de hábito”, ou seja, é preciso ter disciplina para querer economizar todo mês uma determinada quantia porque o hábito se forma através da repetição.

Para o autor, as dívidas são classificadas em duas classes:

1) as dívidas decorrentes de coisas supérfluas, ou seja, as dívidas que você contrai comprando coisas desnecessárias, coisas que você comprar só para encher seu ego perante a sociedade;

2) as dívidas feitas no decorrer de uma transação comercial ou profissional, que representam mercadorias ou trabalho e que podem ser convertidos em ativos, ou seja, dívidas que você contrai para ganhar mais dinheiro como abrir uma empresa, investir em ações, investir no Tesouro Direto tudo isso faz você ganhar mais dinheiro a longo prazo.

Para se livrar das terríveis dívidas, Napoleon Hill explica que devemos abandonar o hábito de comprar a crédito que são aquelas compras parceladas. Você deve comprar à vista e sempre pedir desconto por isso.

Outra coisa que Napoleon Hill fala para se livrar das dívidas é liquidar pouco a pouco os débitos existentes porque não adianta pagar uma dívida e no lugar dela você fazer outra dívida.

Lidar bem com nossas finanças é fundamental para ter sucesso na vida, pois se você não sabe lidar bem com seu dinheiro em casa, como irá administrar um negócio? Se não sabe gerar receita com o que ganha, ou ao menos fundamentos básicos de economia doméstica, como pretende lidar com as finanças de seu negócio?

A lei da Iniciativa e liderança

Essa lei é universal nas pessoas de sucesso, pois todas elas tomaram a iniciativa de assumir o controle de suas próprias vidas, de empreender, de agir por conta própria.

Assumir o controle é entender o que precisa ser feito e o que está disposto a sacrificar. Tudo tem um preço e se você quer algo, tem que pagar por isto.

Quando você toma a iniciativa com propósito, você inspira as pessoas e deve ser capaz de liderá-las e a liderar a si mesmo.

Por isso, estude formas de liderança e saiba como aplicar isso em seus projetos pessoais.

A lei da Imaginação

Hill, afirma que a “liderança é essencial para consecução do triunfo e a iniciativa é a verdadeira base sobre a qual é construída essa qualidade necessária que se chama liderança”, ou seja, para ser um líder é preciso desenvolver a iniciativa que nada mais é do que ser proativo, buscar antecipar os problemas, não ter medo de propor uma melhoria, enfim, é agir sem ter que esperar alguém mandar.

Com iniciativa você passa a adotar uma postura de proatividade e busca a solucionar problemas e a propor melhorias em seu ambiente profissional e pessoal, ao fazer isso, você está exercendo uma liderança e se destacando dos demais, os quais em sua maioria estão a reclamar de problemas, em nada acrescentando na mudança.

Para Napoleon Hill a iniciativa é “a qualidade excepcionalmente rara que incita, ou antes, impele a pessoa a fazer o que é preciso sem ser necessário que alguém lhe ordene”.

A liderança é um processo de aprendizado que se desenvolve naquele que quer mudar a realidade de determinada situação. É preciso ter coragem para liderar e humildade para aprender e a lidar com as opiniões divergentes.

A lei do Entusiasmo

Mudar de vida não basta somente o desejo, é preciso agir. Segundo Napoleon Hill, o combustível que move homens e mulheres rumo a grandes descobertas é o entusiasmo.

Ele descobriu que grande parte dos maiores realizadores do mundo eram apaixonados por seus objetivos, a ponto de despertar neles grande entusiasmo para seguir mesmo quando todas as condições pareciam adversas.

“O homem geralmente triunfa com mais facilidade num campo de esforços em que se lança de corpo, alma e coração.” – Napoleon Hill

Portanto, o entusiasmo não deve ser um pavio de pólvora, mas sim um chama que arde infinitamente, as vezes mais forte ou mais fraca diante da diversidade, mas sempre ali acesa.

A Lei do Autocontrole

Ter autocontrole é, na verdade, disciplinar e dominar o seu pensamento. Devemos agir bem com nosso semelhante, evitando ser exagerado, extravagante em nosso comportamento e a falar mal das pessoas.

Dessa forma, você pode avaliar as consequências de cada ação, e fazer somente o que te aproxima do seu objetivo principal definido.

Para saber mais sobre esse tema sugiro que termine de assistir a este vídeo e retorne aqui neste ponto para clicar no card que está aparecendo logo acima para você. Nele falamos sobre os ensinamentos milenares do Mestre Confúcio, em que o autocontrole e o cuidado com que falamos ou como agimos é um fator para o sucesso.

A Lei do Fazer mais do que a obrigação

Segundo Napoleon Hill, dois tipos de pessoas que não alcançam o sucesso::

1. Aquelas que não fazem o que lhes é pedido;

2. Aquelas que só fazem o que lhes é pedido.

Para se destacar em qualquer área de sua vida, precisará criar o hábito de fazer mais que o combinado sem esperar algo em troca. Precisa entender que ninguém te deve nada, nem mesmo gratidão e fazer sempre o seu melhor, independentemente de estar ou não ganhando bem para isso. Pessoas reclamonas são como uma pedra amarrada em seus pés te puxando para baixo, se você se alia a elas, se tornará uma pessoa mediana, e nunca alcançará o sucesso.

Por isso, ao fazer algo pergunte a si mesmo: estou agindo como eu gostaria que agisse se estivesse fazendo algo para mim? Eu gostaria do resultado ou da minha atitude se fosse meu superior?

Aquele que se destaca por sua postura e sobriedade de pensamento e agir, tem mais oportunidades, por transmitir mais confiança aos outros.

Afinal, você se relacionaria com alguém que não confia?

A Lei do Personalidade atraente

Nossa personalidade é formada por nossas experiências e percepção de mundo. A boa notícia é que estas duas coisas são possíveis de mudança, você somente precisa mudar a forma como você interpreta a realidade e adotar hábitos mais saudáveis.

Para Napoleon Hill, uma personalidade atraente tem muito a ver com: “ter um interesse profundo pelo que os outros fazem”.

Pessoas com uma personalidade atraente conseguem atrair para si pessoas capacitadas, conseguem desenvolver as pessoas ao seu redor, buscam sempre ser útil ao maior número de pessoas, isto é, buscam servir.

Assim o autor listou 7 formas de desenvolver uma personalidade atraente:

1. Formar o hábito de interessar-se pelos outros; procurar descobrir suas boas qualidades e referir-se a elas elogiosamente

2. Desenvolver a habilidade de falar com firmeza e convicção, tanto na conversa habitual como em reuniões públicas

3. Vestir-se de acordo com o tipo físico e o trabalho de se exerce

4. Desenvolver um caráter positivo

5. Aprender a arte de apertar as mãos, de modo a expressar um sentimento caloroso de entusiasmo por meio dessa forma de saudação

6. Atrair a si pessoas “atraindo-se” primeiro para elas

7. Lembrar sempre que a nossa única limitação, dentro do razoável, é a que estabelecemos na nossa própria mente.

A Lei do Foco

Manter sua atenção para os assuntos e informações relevantes é uma das coisas que te deixarão mais próximo de seu objetivo principal.

Cuidado para não se deixar levar por coisas que tirem sua atenção e te desviem do seu caminho. Em nada adiante você ter confiança, definir seu objetivo e no outro dia está fazendo outra coisa.

É preciso estar presente em todos os momentos, ou seja, se está em uma reunião, esteja na reunião, desligue o celular, preste atenção em todos os presentes. Se está com sua família, esteja com a sua família, afaste de você os problemas nesse momento. Quando for resolver problemas, se concentre nas soluções possíveis.

Ter foco no seu propósito é a melhor forma de atingir um objetivo.

A Lei da Concentração

A atenção controlada permite que você direcione seus pensamentos e ações para a realização de um objetivo definido.

Treine sua mente para pensar com exatidão e canalizar suas energias para concluir seus objetivos e vontades.

Uma mente desperta é uma mente inquieta. Se você não consegue se concentrar no que precisa fazer ou se dedica a outros problemas simultaneamente, apenas irá cansar sua mente, terá um aspecto derrotado em seu semblante e será improdutivo na sua atividade.

A concentração é fundamental para você compartimentalizar o problema e solucionar os problemas com foco e precisão.

A Lei da Cooperação

As pessoas de sucesso entendem que o trabalho em equipe é o melhor caminho para a realização pessoal e coletiva.

Essa cooperação harmoniosa consiste em não pensar somente no interesse próprio, mas também no bem-estar das pessoas com quem você se relaciona.

Napoleon Hill diz o seguinte: “lembremos de que todos os triunfos são baseados sobre o poder e o poder é o fruto do conhecimento organizado e expressado em termos de ação”,

ou seja, é preciso AGIR para conseguir atingir seus objetivos, não adianta ter um pensamento, uma ideia e não colocar a mão na massa para concretizá-lo e sempre tendo em mente que sozinho você não irá muito longe. Busque pessoas que te complementam em áreas que você tem dificuldades.

A Lei do Tirar proveito do fracasso

Em sua pesquisa, Napoleon Hill percebeu que todas as pessoas que atingiram uma grande realização na vida, fracassaram alguma vez em sua trajetória.

O pulo do gato é que souberam usar essa derrota temporária para se desenvolverem.

Por isso é que o fracasso deve ser visto como um grande aliado. Cada vez que você falha, você descobre uma maneira de não realizar o seu objetivo, da próxima vez que tentar, será diferente, pois já adquiriu uma experiência transformadora.

A Lei do Ser tolerante

Não dá para ter todas as coisas sob controle. O segredo é desapegar de querer controlar tudo e ter tolerância e paciência para lidar com o fracasso e limitações.

O melhor é aproveitar a jornada, acertando ou errando, o caminho é seguir sempre em frente.

Se você condicionar sua felicidade somente à realização dos objetivos, se condenará a uma vida triste.

Para Napoleon Hill, mais importante do que atingir o resultado, é que você curta o processo. Se você se dedicar cegamente a atingir seus objetivos sem se preocupar com sua família ou com sua saúde, poderá até chegar ao topo, mas terá perdido sua vida e ainda, perceber que o topo não era tão maravilhoso quanto imaginou, se sentido frustrado.

Por isso, é importante aproveitar os momentos e curtir o processo traçado para o sucesso, ser apaixonado pelo que está fazendo e não pelo que deseja alcançar.

A Lei do Faça aos outros somente aquilo que queria que fizessem a você

A Regra de Ouro, segundo Napoleon Hill, é tratar outras pessoas como a si mesmo. Este ensinamento está presente em todas as religiões e em muitos dos ensinamentos milenares. Devemos buscar um agir correto e honesto, e para sabermos se estamos no caminho certo, devemos responder a uma pergunto primordial para o sucesso: O que estou presta a fazer, como me sentiria se fizessem comigo? Se ver nisso uma maldade no agir devo repensar meus atos para uma solução menos danosa. Se ver bondade em meu agir, deve prosseguir.



0 comentário
  • TikTok
  • Instagram
  • Youtube
  • Amazon - Black Circle

© 2022 by Canal Método e Valor 

Aviso Importante: O conteúdo deste site Método e Valor (Citações e Reflexões) é de desenvolvimento pessoal, reflete opiniões pessoais e não constitui aconselhamento profissional. Não nos responsabilizamos por possíveis consequências decorrentes da interpretação das informações. Recomendamos exercer discernimento e buscar orientação profissional quando necessário. Nosso objetivo é fazer com que você busque construir um pensamento crítico, além dos artigos do nosso site.

bottom of page