top of page
  • Foto do escritorJohn

IMPACIÊNCIA e IMEDIATISMO | conto DHARMA "tudo acontece para bem"

Atualizado: 17 de nov. de 2023



"Nada acontece por acaso, tudo acontece para o bem". Essa sabedoria indiana vem para dar a você uma nova perspectiva da realidade, não significa que você não precisa fazer nada, pois tudo está escrito para sua vida - não! Significa que você pode escolher ver as coisas como algo bom, e isso irá influenciar como você resolve os problemas da vida.


Neste artigo, trazemos um pequeno conto para você se inspirar. A história do sábio e o príncipe, tudo acontece para o bem.

O príncipe jovem e imediatista, de tanto ouvir os jargões do sábio sobre a vida para seu pai, o rei, e as intromissões do sábio sobre sua educação, tinha ficado ressentido e achava que o sábio não eram tão sábio assim, pensava que as coisas eram absolutamente casuais, ignorando a sabedoria do conselheiro de seu pai.
Certo dia, o rei faleceu e o príncipe assumiu o poder. Viu nisso a oportunidade de se livrar do conselheiro.
Em uma bela ocasião, o novo rei resolve ir caçar com seus homens e, junto com eles, o sábio. Sua ideia era se livrar do sábio no primeiro jargão que ouvisse dele, pois esperara muito por esse dia e não queria mais ouvir tais conselhos.
Quando chegaram ao meio da floresta, o tempo sofre uma reviravolta, e uma ventania violenta derruba um galho contra a testa do novo monarca, derrubando-o do cavalo e resultando em um corte profundo na testa. Todos a sua volta preocupados e a cuidar do príncipe, enquanto o sábio com um sorriso preparava uma de suas lições sobre os infortúnios da vida.
Caído no chão, meio atordoado, o rei se levanta e reclama:
“Que absurdo, como pôde acontecer uma coisa dessas comigo? Me machuquei inutilmente.
Logo, o sábio chega perto dele e fala: “Não se preocupe. Tudo acontece para o melhor, nada é por acaso."
Indignado com o sábio, o rei ordenou que amarrasse o velho, cavassem um buraco e o colocasse dentro de um buraco para morrer. “Agora quero ver se ele vai achar que é para o melhor”, disse o monarca.
O rei se perde de sua comitiva pela floresta e ao escutar um barulho. Pensa ser seus homens, mas na verdade eram ladrões que estavam fazendo um culto a uma divindade de sacrifício humano.
O novo rei foi capturado e levado pelos bandidos para um altare quando estava prestes a ser sacrificado no altar, perceberam na testa dele um corte. Desta forma, o libertaram, pois o sacrifício exigia um homem sem machucados no corpo.
O novo rei então se lembra da sabedoria do velho sábio e admite que o conselheiro tinha razão.
Ao reencontrar seus homens, ele vai em busca do conselheiro, afirmando que cometera uma injustiça. Ao chegar no poço, retira o sábio de lá e lhe pede desculpas, dizendo que a ferida o salvou.
O velho disse: “É, aqueles bandidos que tentaram te matar
passaram por aqui também. Só não conseguiram me achar pois eu estava dentro do
buraco. Tudo acontece para o melhor, nada é por acaso”.

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page