top of page

Como Sair da "Mesmice" e dar Sentido à Vida em 6 Meses | Reflexão para Ano Novo

Atualizado: 23 de dez. de 2023

A vida é como um quarto escuro. 


A mente humana se equilibra entre a ordem e o caos. O caos é nosso estado padrão, estamos sempre tentando ordenar as coisas em nossos compartimentos internos. Tentando colocar aquela discussão na caixa do perdão, esquecer uma estupidez, fazer o que nos propomos, lembrar de comprar algo, arrumar algo., enfim… Clareza é o subproduto de informações ordenadas que preenchem nossa consciência. Nossa mente fica clara quando aprendemos a prestar atenção, a racionalizar  e aliviar as tensões sobre o que consideramos nossos problemas.


O mais engraçado é que embora parecença que quando estamos sobrecarregados devemos parar tudo e ficar ocioso, preguiçoso e largado no sofá. Quando na verdade este é o comportamento que não ajuda em nada na nossa vida. 





Em 1969, o Minnesota State Hospital, nos Estados Unidos, descobriu que, no domingo, algumas pessoas têm falta de entusiasmo semelhante à dos pacientes com depressão. Mas, segundo a neurocientista americana Tali Sharot,  o culpado não é o primeiro dia da semana – é o seguinte, a segunda-feira.  As pessoas tendem a preferir sexta a domingo porque na sexta nós vemos o fim de semana que chegará e, no domingo, a única coisa em que pensamos é na semana de trabalho.


"Pare de Reclamar, Assuma o Controle!", conheça este livro inspirador e tenha conselhos valiosos para mudar de percepção e viver melhor. Compre na Amazon Kindle ou Confira o Livro Físico.  

As pessoas dizem que odeiam seus empregos. No entanto, o trabalho proporciona um estado de espírito claro que é sem dúvida muito mais agradável do que ficar em casa sozinho com seus pensamentos. Os humanos preenchem seus dias com atividades que estruturam suas mentes. Queremos sempre fazer alguma coisa, ver pessoas, jogar, escrever, projetar, criar – de preferência investindo nossa atenção em algo que consideramos útil.



E quando estamos sozinhos, surge a entropia psíquica. Entropia é que tudo tende à desordem, como um dia você morrerá, o sol morrerá e o universo morrerá. 


Qualquer coisa tangível acabará por se decompor, a menos que nós, como humanos, tentemos reverter a entropia. Isso é tudo o que estamos realmente fazendo aqui – tentando resolver os problemas que levam as coisas a desmoronar. 


Estamos tentando prolongar nossa vida nesta terra. Sentimos que Precisamos viver o maior tempo possível. Precisamos nos tornar imortais. E é para isso que todos estão realmente criando.


A entropia psíquica ocorre quando perdemos a estrutura ou a ordem de nossa mente ao abandonar uma linha de pensamento coerente. Isso acontece mais do que você pensa quando estamos sentados e sem fazer nada, sozinhos com nossos pensamentos. 


O pior é quando nossas mentes se apegam aos pensamentos negativos e eles se multiplicam, aliás isso é tendência inconsciente, se concentrar em coisas urgentes e primárias, daí a sensação de estarmos sempre com um problema a resolver. Seja reviver um momento de timidez, um idiotice que fizemos, uma ofensa que sentimos. 


A cura para esse estado de espírito, para esse estado de espírito perdido, oprimido e ansioso, é saber como ordenar sua mente. É saber direcionar sua atenção. A meditação ensina você a se concentrar na respiração. A metacognição ensina você a questionar seus pensamentos. Aprender a ficar sozinho é aprender a ordenar sua mente em qualquer circunstância para dar a ela um caminho para viver o agora, e consequentemente aprender a se divertir com seus próprios devaneios.


É irônico que as pessoas pensem que querem maximizar a liberdade em suas vidas, se pudéssemos escolher qualquer coisa, provavelmente escolheríamos coisas relacionadas com o sentimento de liberdade. Dinheiro para viajar, saúde para fazer coisas, inteligência para ter todas as outras coisas livres que o sucesso trás…


A ironia está no fato de que liberdade é o oposto do que realmente desejamos. As pessoas não querem liberdade; eles querem autonomia. Não queremos limitações projetadas sobre nós, não queremos ser impedidos arbitrariamente, mas impomos a nós mesmas restrições. Por mais que desejamos sermos absolutamente livres, é insuportável viver no caos, precisamos de sentimento de ordem, de sentimento de finalidade. A base da nossa vida é acreditar estar fazendo algo por alguma coisa importante. Sem isso, somos apenas vazio, desânimo e ansiedade. 


A clareza sustentável a longo prazo vem de duas fontes: objetivos autogerados em alinhamento com um futuro consciente e objetivos gerados pela sociedade em alinhamento com um futuro inconsciente. Um é criado, um é atribuído. Por isso, se não queremos que a nossa vida seja o produto da visão de outra pessoa, devemos criar a nossa própria.


A maioria das pessoas não precisa de motivação; eles precisam de clareza. Isso mesmo, a motivação é como uma injeção de dopamina  – você toma e seu pico de felicidade e ânimo vai lá para cima, tudo o que você poderia desejar, gente bonita, música, carros, casas, tudo chamando seu nome para dar o salto.



Mas o pico de dopamina irá cair vertiginosamente e você perceberá que não atingirá aquele objetivos porque é um paradoxo: Quem não precisa de motivação é porque é disciplinado, aprendeu a ser, já quem precisa de motivação é indisciplinado, porque se fosse não precisaria de motivação. Se sou indisciplinado, eu quebro minhas metas e logo preciso recorrer a motivação, e assim fico neste looping. 


A clareza não é assim, ela é uma racionalização pessoal, criada sob medida para você. Eu preciso ter um bom conhecimento sobre minhas fraquezas, minhas vontades, minhas obrigações, é preciso exercitar a nossa mente e educar sua forma de perceber o mundo e as coisas à nossa volta, porque assim, eu consigo estabelecer um propósito para mim.  Às vezes eu nem preciso de uma ferrari para ser feliz, talvez nem precise de um salário de cinco dígitos para ser feliz, ou de mansões, correntes de ouro. Quem tem clareza não precisa trabalhar motivação, porque a sua disciplina é adequada para aquilo que precisa. 


"Pare de Reclamar, Assuma o Controle!", conheça este livro inspirador e tenha conselhos valiosos para mudar de percepção e viver melhor. Compre na Amazon Kindle ou Confira o Livro Físico.  


Outro ponto, é a dopamina. Nossa mente é como uma formiga e a dopamina é o açúcar na pia, ela anseia por encontrar e deseja mais que tudo. É por isso, que às vezes sentimos tédio quando não estamos com nada nas mãos para mexer. É por isso que é difícil iniciar e terminar uma leitura, porque seu cérebro não quer qualquer açúcar, ele quer o mais fácil e mais doce, ou seja, entre ler e assistir shorts na rede social, ele prefere ficar passando uma tela, tem mais estímulos. 


Agora, a dopamina não é ruim. É um dos neurotransmissores mais importantes para entender na sua vida, na forma como você se comporta. É o impulso por trás dos seus sonhos e deve ser utilizado. Mas a maioria das pessoas se afoga em estímulos superficiais e acabam se viciando em motivação e vê muitas coisas que estão fora de seu alcance todos os dias, especialmente nas redes sociais. 


E assim, repetidamente, eles desperdiçam esse recurso precioso que poderia ser usado para realizar seus sonhos. Mesmo que adquiram esses sonhos, como um carro luxuoso ou um belo relógio, eles não sabem como mudar o foco para manter o prazer dessa coisa. 


Porque embora a dopamina aumente ainda mais quando você deseja algo que está fora de você ou algo que você não tem, existem outros neurotransmissores que são chamados de aqui e agora. Neurotransmissores como serotonina, oxitocina, endorfinas e endocanabinóides que lhe dão satisfação e apreciação pelo que está à sua frente, pelas coisas que você tem em seu espaço pessoal.


Existem maneiras mais sustentáveis ​​de trazer essa satisfação, realização e prazer para sua vida cotidiana com as coisas que você tem, para apreciar onde você está e quem você é.


A primeira é a atenção plena em detalhes. 


Uma grande sabedoria é buscar a perceber os detalhes que seus sentidos podem fornecer, porque a maioria das pessoas vive em um estado superficial. Para elas, tudo ao seu redor é normal: a violência torna-se normal porque é corriqueira, uma árvore em flor torna-se um estorvo porque tem que limpar as flores que caem, os filhos, a esposa ou o esposo vai se tornando desinteressante porque não agem como você deseja… essa é a vida de quem não está presente e atento, esta pessoa se sente injustiçada o tempo todo, porque é incapaz de ver as pequenas coisas que de a vida lhe demonstra em forma de amor. 


Então, quando você for passear, tente ver um detalhe que você nunca viu antes, talvez nas árvores e como as folhas são tão detalhadas, ou em um arbusto que você nunca olhou muito de perto, ou talvez até o concreto sob seus pés. 


Muita gente reclama de seus parceiros, por exemplo, mas não conseguem perceber as pequenas coisas em seu lar, como uma comida quentinha, ceder o pedaço maior, uma roupa limpa, uma simples pergunta sobre como foi seu dia, um café passado na hora para um lanche da tarde, um abraço dos filhos, um pet que chega todo saudoso para te receber…



Estamos tão vidrados em tentar sair das rotinas, em cumprir com os mandamentos do marketing para a vida feliz, acompanhar a dinâmica do mundo sem tempo, tão focado com coisas estúpidas que nos mantêm vivendo na superfície. 


Torne-se mais presente e atento em si mesmo, ative seus sentidos, procure olhar para as coisas à sua volta primeiramente pelo lado bom. Isso mesmo, sempre que algo acontecer em sua vida ou você prestar atenção, diga primeiro tudo de bom que pode listar do acontecimento. Você acordou e seu cachorro destruiu seu quintal, mas ficou todo alegre ao ver você, primeiro diga a si mesmo: “ele sempre me recebe feliz; ele está sempre por perto; ele traz alegria a esta casa; eu o amo e ele me ama”. Da mesma forma se te companheiro te irritar, observe: “Ela sempre pergunta como estou; se almocei; levanta-se mais cedo para me fazer companhia, me ajuda com as tarefas da casa, sempre me apoia quando parece ruim”.


Você consegue ouvir as camadas sutis no fundo? Então, a atenção plena em detalhes é, na verdade, apenas tentarmos entrar em contato com a realidade, porque a realidade é uma qualidade de experiência em constante fluxo, e estamos perdendo a profundidade dessa experiência todos os dias. Você pode aplicar essa estratégia ao adquirir algo novo que esteja quase entediado por causa de suas atividades. 


Além de praticar a apreciação e a satisfação, você precisa alinhar tudo isso a busca pelo aprendizado e a educação.


Primeiramente, evite julgar e observar como os outros vivem a sua vida. Ao invés disso você pode fazer da sua vida algo melhor. 

Às vezes é preciso se dedicar a algo com vontade de aprender, o aprendizado é o que ajuda o homem a economizar dinheiro e a ter autoconfiança e satisfação. 


Pense comigo, você deseja trocar a lâmpada do seu quarto, porém sabe que para trocar e chamar um eletricista você provavelmente pagará cerca de R$ 150 para terceiros fazer. Se você tem um gramado e for chamar alguém para cortar a grama, provavelmente desembocará mais uma grana. E assim por diante. Uma coisa que percebi é que há um discurso muito forte que aterroriza as pessoas para que elas contratem terceiros para fazer por elas um serviço, não é atoa que o ramo de serviços é o que mais cresce no Brasil. A todo momento alguém diz que você não pode instalar uma tomada na sua casa, que você não pode desenhar a sua casa dos sonhos, que você não pode trocar seu chuveiro, e para todas estas recomendações há sempre a palavra de ouro “chame um profissional”, porque em algum lugar do planeta alguém morreu trocando um chuveiro, ao tentar trocar a lâmpada, que a casa não ficou ergonômica, e por aí vai! Enquanto isso, leis e mais leis vão surgindo para que tudo que você queira fazer, precise da burocrática assinatura de alguém.  Você é um incapaz que precisa ser assistido por um profissional. 



A maioria das pessoas continua estabelecendo alicerces e nunca constrói nada que valha a pena manter com esse conhecimento. A chave para uma vida boa é um equilíbrio disciplinado entre fontes significativas de dopamina e a criação de satisfação quando você atinge esses objetivos. Seja curioso e busque aprender! Assista vídeo, leia livros, converse com quem faz, pare de terceirizar tudo na sua vida. 


Agora precisamos falar sobre prazer versus prazer e escolher sabiamente suas fontes de dopamina.


O prazer vem de investir atenção e de dedicar atenção. Os investimentos são de longo prazo; as compras são de curto prazo. A diversão é focada no processo; o prazer superficial é focado no resultado. O prazer verdadeiro é o progresso em direção a uma meta de longo prazo. Nosso objetivo é maximizar o prazer em nossa vida cotidiana. Isso é tudo que alguém está tentando fazer. Mas a maioria das pessoas não diminui o zoom para obter uma perspectiva à prova de distrações enquanto persegue esses objetivos.


Eles estão tão estreitamente focados no que pode trazer prazer aqui e agora, imediatamente que não conseguem ver o panorama geral, pensar a longo prazo. Literalmente, a chave para a vida é apenas diminuir o zoom, expandir seu foco, expandir sua mente, coletar mais perspectivas. A perspectiva mais elevada é aquela que inclui todos eles, porque não queremos ficar presos navegando nas redes sociais, fazendo sexo sem sentido de outras maneiras além do físico e ganhando discussões nos comentários que não levam a absolutamente nada de útil. 


Devemos agir de acordo com nossos objetivos, construir algo benéfico na realidade e impactar outras pessoas de uma forma que traga prazer às nossas vidas.


Eu falo muito sobre percepção e perspectiva no nosso canal. Por que? Porque em todos os momentos da minha vida em que fiz progressos substanciais em um curto período de tempo, enquanto aproveitava cada segundo, estava determinado a concretizar uma visão para o futuro que tinha em mente. Pessoas que passaram pela mesma experiência conhecem esse poder, e é por isso falo tanto sobre isso, porque quero que você entenda que a forma como você enxerga a vida, a sua percepção das emoções e da realidade é o que irá moldar seu futuro. 


Quem somente interpreta as coisas que acontecem em sua vida como uma ofensa, que acha que o bom dia do outro pareceu sarcástico, que estão falando dela, que tudo está ruim, atrai para si justamente isso. Ou seja, se ofende por qualquer coisa e remoem por dentro, torna-se uma sugadora de energia e afasta as pessoas. Por isso, ter uma boa perspectiva é importante. Quem se valoriza, compreende que não pode controlar tudo, que aceita as coisas como passíveis de acontecer e age de um forma proativa e positiva, tem muito mais chance de alcançar sucesso, porque ela atrai coisas boas para si. 


Em resumo, é como você percebe as coisas, é como as coisas acontecem. 


Mas, isso significa que você pode se livrar imediatamente das coisas que não deseja? Não. Você não pode simplesmente largar o emprego e achar que irá viver um sonho porque pensar positivo vai solucionar tudo. Não se trata disso, mas é importante ter um visão inspiradora sobre a vida. Há mais em jogo do que dinheiro. 


Ao invés de reclamar, comece a observar a sociedade como um hábito. Preste muita atenção às pessoas ao seu redor em qualquer situação. Por que eles fazem o que fazem? Para onde isso está levando? Eles são alguém que você quer ser? Poderia ser tão simples quanto observar as compras que as pessoas colocam em suas cestas ou observar seu corpo e perceber que você não quer acabar lento, sem vida, grogue o tempo todo.



Por fim, reflita sobre o seu passado, quais são as experiências que você nunca mais deseja vivenciar. Quais foram os pontos mais baixos da sua vida? O que os causou? Você fez alguma coisa para evitar que isso acontecesse novamente? Faça disso uma prática consciente em sua vida.  Eu aconselho a fazer uma lista de coisas que você não quer. Pegue um caderno e seja específico. Esta lista deve fazer você se sentir desconfortável. Mantenha isso em algum lugar seguro, e quando algo novo vier à mente, vai lá e anote. Vez ou outra retorne lá e observe se está indo na direção oposta daquilo que não deseja para si. Pergunte a si mesmo,  “se eu tiver o mesmo estilo de vida daqui a dez anos, como estarei?


Tente fazer mais o seguinte, transmutar essa energia de perspectiva, de percepção da realidade, de quem entende a  sociedade em que está inserido, que sabe separar minimamente algumas manipulações e sugestionamentos, e viva um pouco desconectado de todo esse lixo, volte a sua visão, para uma visão apaixonada sobre si. O que você terá que aprender, construir e executar diariamente para evitar sua antivisão, ou falta de perspectiva? 


Você pode tomar decisões melhores. Não se trata de ter foco no longo ou no curto prazo. É sobre ter os dois. Reduzir o zoom. Sua vida é o culminar de suas escolhas e, se quiser fazer escolhas melhores, você deve expandir sua mente, consciência e focar além de suas preocupações.


Então, agora que você criou uma perspectiva específica para o seu futuro, você preparou sua mente para o reconhecimento de padrões, para que possa identificar oportunidades que o ajudarão a atualizar a visão para o seu futuro. Que finalmente, pensou consigo mesmo: ok, o que eu quero fazer?.


Quando parar e refletir, vai começar a aplicar no seu dia a dia. Como por exemplo: não vou colocar isso na minha cesta de compras porque só agora tomei consciência disso, porque percebi que isso está prejudicando a saúde que quero ter na minha visão de futuro. 


Portanto, agora que temos uma visão para o futuro, precisamos aprender a aprender e a construir, porque as escolas não podem e não vão ensinar como construir os seus sonhos. As escolas estão intimamente ligadas ao governo, à política e à economia, e o seu processo de condicionamento ou educação é configurado para manter essas coisas funcionando e mantê-las vivas. Qualquer coisa que dê poder ao indivíduo é uma ameaça. Portanto, a autoeducação é um requisito em sua jornada, e é óbvio que você não conseguirá atingir seus objetivos no seu nível atual de desenvolvimento, caso contrário, você já os alcançaria. Você precisa desenvolver habilidades, precisa construir coisas. Você precisa falhar.


Você precisa ganhar experiência. Porque também não seria desafiador se você conseguisse atingir seus objetivos agora mesmo. É isso que torna a vida agradável: o desafio desempenha um papel crucial no estado de fluxo, no prazer e na dopamina. Jogue no seu nível, mas tente passar para o próximo nível. E se você quiser reter tudo o que aprende, ou pelo menos as coisas importantes, e não o ruído, você não pode aprender literalmente tudo o que vem à sua mente. Você deve se lembrar das coisas importantes que atualizam sua visão.  Para onde você quer ou precisa ir? É assim que você aprende tudo. E se você quiser fazer isso, então você deve aprender enquanto constrói ou construir enquanto aprende.


A maioria das pessoas não consegue fazer progressos tangíveis porque não percebe que um hábito vitalício de educação, aquisição de habilidades e prática é o caminho para construir uma vida melhor. Isto não é opcional. Se você não tiver tempo reservado todos os dias para praticar seu ofício para o resto da vida, não conseguirá chegar a nenhum lugar significativo. A própria vida é uma prática e a maioria das pessoas não parece se importar muito em estar consciente dela. Eles ficam em casa e se distraem com entretenimento estúpido. Você não tem seu estilo de vida ideal porque não está vivendo esse estilo de vida agora, mas em menor escala. 


À medida que você melhora no que faz, o tempo que você gasta fazendo isso aumentará, e o impacto do que você está fazendo será maior em menos tempo, e o dinheiro se tornará inevitável. Se você está começando como designer ou escritor, então irá projetar ou escrever um pouco todas as manhãs.


Olhe para o que você tem consumido e repare que tem alguém ganhando dinheiro com isso. Se você consome um conteúdo, porque você não pode trabalhar em algo para si? 


Busque fazer coisas, concluir projetos é a melhor forma de dopamina. É edificante dizer para si mesmo, troquei este registro, resolvi o problema de vazamento. Fiz este projeto, eu mesmo montei. Comecei a vender este objeto para meus amigos e hoje estou comprando mais para vender pela internet. 


Pense nisso como fazer um quebra-cabeça de Sudoku. Você encontra uma resposta para preencher e a dopamina aumenta. E o que isso faz é estreitar sua mente com esse feedback para encontrar outras respostas. Então, quando você encontra uma resposta, você pensa: "Ah, tem mais uma, ah, tem outra", e você ganha impulso, e a dopamina continua a aumentar, e isso é bom e mantém você engajado. Quando acordar, já não terá paciência para netflix e trivialidades, você estará imerso em seu sucesso. 


A mesma coisa acontece quando você tem uma ideia à noite. Você fica tipo, "Essa é uma ótima ideia. Preciso anotar isso", e então você tem outra, e depois outra, e você tem dez ideias com as quais não tem ideia do que fazer, além de escrevê-las para mantê-las seguras de manhã, quando você for fazer um trabalho focado. E assim, quando você percebe uma ideia que se conecta à sua visão, sua relação sinal-ruído aumenta, uma voz ficará ecoando e incentivando a fazer.


Muitos de nós não tem essa consciência e anda pela vida sem propósito algum. 


Por isso, concentre-se em seus próprios objetivos, não nas notícias, nos problemas de relacionamento de seus amigos e, definitivamente, não em quem será eleito. Se você não está onde deseja na vida, nada é tão importante que se ocupe de trivialidades fora do seus próprios objetivos.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page