top of page
  • Foto do escritorJohn

[Como NÃO ser IGNORADO pelos OUTROS] 6 HÁBITOS simples, mas PODEROSOS para TRANSFORMAR sua vida

Atualizado: 17 de nov. de 2023

Já ouviu falar em síndrome de Gabriela? Se não, fique conosco que hoje vamos falar sobre um hábito que faz com que as pessoas ignorem você e se afastem.

O que é a síndrome de Gabriela? Essa síndrome afeta aquelas pessoas que tem dificuldade de adaptação e autocrítica, elas acreditam ter nascido e crescido de uma forma e que nunca podem mudar, e recebeu esse nome derivado da música: “Modinha para Gabriela”, de Dorival Caymmi, cujo refrão é: “eu nasci assim, eu cresci assim, Gabriela...”.





Como sei que você chegou até aqui porque quer mudar algo, certamente é um intrépido por se tornar uma pessoa de valor como nós. Então, fique aí conosco, pois hoje vamos falar sobre um hábito muito ruim e que destrói o carisma e autoconfiança de uma pessoa, o que denominamos de “o faz nada”; ou o famoso: “bunda de sofá”.

O que é ser “um faz nada”?

Um faz nada é uma pessoa que chega em casa cansada, liga a televisão, assiste séries até dormir, vídeos curtos, fotos, postagens nas redes sociais, pede um delivery qualquer, dorme tarde e no outro dia acorda na mesma monotonia.

Ser um faz nada é como escrever na testa “me ignore, não estou aqui”, “minha vida é uma bosta e se você ficar perto de mim a sua também será.”

Sei que está pensando, mas e agora, não tenho tempo e nem dinheiro para sair pelo mundo viajando e curtindo a vida, sair para balada e postar fotos bêbado...

Não. Ninguém disse que essa é a solução.

Nós não nascemos um faz nada, nos tornamos com o tempo, por não saber lidar com as frustrações, por uma carga emocional ou profissional muito excessiva por períodos prolongados, depressão em casos mais graves, enfim, algum evento em nossa vida em que não lidamos da forma correta e que fomos empurrando com a barriga até que resumimos nossa vida coisas monótonas e cotidianas.

A boa notícia é que se não nascemos assim, logo podemos mudar de um faz nada para uma pessoa mais ativa, confiante e interessante. É isso que você irá aprender agora, o porquê de ser uma pessoa ativa e como adotar pequenos hábitos para ser uma pessoa digna de não ser ignorada por onde passar.

Se ficou interessado em saber mais sobre este tema, indicamos na descrição e nos comentários o livro “Pare de Reclamar, assuma o Controle”, do autor Marcus, pois ele trás uma série de hábitos para mudança de perspectiva. Este vídeo é baseado na ideia dele de mudança de hábitos.

Por que é importante, e, o que é ser uma pessoa ativa?

Nós temos que ter em mente que a pessoa que pensamos ser e a pessoa que somos para os outros, são coisas diferentes. Pois as pessoas que estão a nossa volta conhecem apenas os sentimentos que a nossa presença causa nelas.

Resumindo, a sua aparência, tom de voz, a eloquência de fala, cheiro, as histórias e experiências que compartilha com outros são determinantes na hora dos inconscientes das outras pessoas avaliar você como alguém para estar perto ou longe.

Isso acontece, porque na verdade nós gostamos das sensações que o outro nos causa, e partindo deste pressuposto, quando a pessoa fala sobre emoções genuínas tendemos a ficar mais interessado em ouvir e mais curioso. Essa emoção positiva gera empatia, proximidade.

Aí chegamos ao ponto em que uma pessoa ativa, se torna mais atraente. Pois uma pessoa ativa, tende a ser mais atenciosa com sua aparência, seu aspecto físico é de mais saúde, sua fala e eloquência, exprime mais confiança. E quando compartilha uma experiência, ela se torna mais genuína para outras pessoas.

Façamos o seguinte teste, e você me dirá nos comentários qual pessoa é mais interessante para você, João ou Eduardo. Eles estão no trabalho contando como foi seu final de semana, e você é um dos colegas ouvintes:

João passou final de semana em casa, conta que pediu um delivery de sushi maravilhoso que todos precisam conhecer, e que assistiu um documentário sobre cachoeiras perdidas e começa a contar esse documentário: como os apresentadores caíram, a temperatura da água, profundidade altura.

Agora imagine Eduardo:

Eduardo, aproveitou o final de semana e foi em uma cachoeira com uma empresa de turismo para fazer rapel, ele conta como chegou lá, como escorregou e se arranhou, mostra o arranham, fala sobre o frio que passou, como a água da queda é pesada, os mosquitos, como almoçaram...

Perceba que João não viveu as sensações, apenas está recontando. Enquanto Eduardo compartilhou emoções genuínas.

E aí qual te agradaria mais ouvir?

Se quer ser notado, comece com hábito simples. Existe uma regra apenas. Dedique tempo para cuidar de você mesmo.

Reavalie a sua vida. Para deixar de ser um faz nada você precisa mudar a forma como enxerga a sua vida e adotar hábitos singelos e graduais.

Como por arrumar a sua casa.

Isso mesmo, ao chegar a primeira coisa que deve fazer é organizar a sua casa, cuidar dos detalhes. Decore ela, compre alguma coisa viva para que você possa cuidar, uma plantinha que seja, torne ela um lar aconchegante.

Pratique atividade física logo pela manhã.

Acorde mais cedo, prepare um café da manhã quentinho, arrume a mesa nem que seja para você, tenha esse mimo. E saia para caminhar nem que seja no seu quarteirão por 20 minutos no mínimo. Faça isso todos os dias, antes de iniciar as coisas. Vitamina D e os hormônios liberados neste processo te dará um aspecto mais saudável e enérgico, e isso é bom.

Leia ao longo do dia, todos os dias, por 30 minutos.

Você irá precisar adotar o hábito de ler, para isso, dividida ao longo do dia e leia por 15 minutos de um livro que goste e os outros 15 minutos de um livro relacionado com sua profissão.

Prepare sua própria comida.

Vasculhe a sua dispensa e sua geladeira, elimine da sua lista de compra coisas enlatadas e instantânea. Tire um tempo para se dedicar a você, faça um cardápio para você cozinhar e compre coisas não enlatadas. Aprenda receitas novas e tenha esse cuidado consigo.

Escolha um dia na semana para ir em um barzinho ouvir uma música.

É importante que tire um tempo para conhecer os lugares de sua região, busque experimentar uma comida diferente, uma banda diferente, nem que seja sozinho, vá para aproveitar o ambiente e ter a experiência.

Use os finais de semanas para ir ao parque

Todos os finais de semana é uma excelente oportunidade para no mínimo caminhar no parque de sua cidade. O importante é levantar a bunda do sofá. Acorde cedo e vá caminhar no parque, ou mesmo atarde; faça um piquenique; um tereré; leve um livro para ler; arremesse bola na cesta de basquete de uma quadra; vá conhecer alguma beleza natural da sua região; se inscreva e participe de corridas de ruas. Há uma infinidade de coisas para se fazer, o importante é fazer.

Cuide de sua higiene pessoal e de suas roupas.

É importante que tenha o cabelo cortado, independente se usa ele curto ou longo. A barba feita. Um bom hálito, sapatos limpos, roupas bem lavadas e passadas. Não precisa ter roupas de marca, isso não é necessário. Tenha coisas bem cuidadas, apenas isso.

Essas mudanças não exigem muito de você, e cada uma delas atuará na forma como as pessoas te percebem e como você percebe a si mesmo.

Uma boa alimentação te dá mais energia e saúde, alinhada a uma atividade física te deixa mais jovial e com uma melhor energia; a leitura fará com que você melhore sua capacidade de perceber o mundo e de falar com as pessoas, e ainda, estudar sua área profissional te abrirá mais oportunidades.

Tirar um momento para cozinhar ou para ouvir uma música em um lugar é um tempo útil com sigo mesmo, um momento que a dopamina gerada é por você valorizar seu tempo com a pessoa mais importante, você.

Uma boa higiene pessoal e cuidados com a aparência, dirá muito de você para as outras pessoas.

Assim como tirar um tempo nos finais de semana para fazer algo diferente, tudo isso alinhado um com o outro, com o tempo, fará com que naturalmente você seja uma pessoa admirável e que despertará curiosidade sobre si.

Você entendeu o princípio?

Então passe a aplicar em seu dia a dia, se quiser saber mais indico novamente a compra do livro Pare de Reclamar, assuma o controle, deixamos na descrição.

Eu tive contato com esse livro recentemente, e me surpreendi, creio que você também fará bom uso dele.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page