top of page

Apóstolo Paulo: Aplique estas Lições na sua Vida Diária

Paulo incansavelmente aprendeu a se aproximar e a simplificar os ensinamentos do cristianismo por onde passou, e sempre alertou que não devemos nada a nenhum homem, exceto amar uns aos outros. Pois quem ama o outro cumpriu a lei. Para isto, afirmou Paulo: não cometerás adultério, não matarás, não roubarás, não dirás falso testemunho, não cobiçarás; e se houver qualquer outro mandamento, ele está brevemente compreendido neste ditado, a saber: amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo; portanto, o amor é o cumprimento da lei.





Em Gálatas 5:22-23 Paulo complementa que: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei."


E assim ele fala sobre liberdade e serenidade na carta de Paulo aos Coríntios, 1 Coríntios 7:21-23, ao cristãos: “Foste chamado sendo servo? Não te dê atenção; mas, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião. Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; semelhantemente, o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.


Ou seja, transpondo este pensamento para uma filosofia a parte da religião, podemos entender que Paulo advertiu que não devemos manter preocupação sobre as coisas externas, ou aos rótulos de que nos chamam, isso não está sobre o nosso controle; porém tudo que cabe a nossa ação resolver, essa sim deve ser tomada, assim como o servo que puder ser libertado, deve aproveitar a ocasião, eis que mesmo em meio ao caos, podemos manter firme nossa espiritualidade, os bons sentimentos e as virtudes que nos torna humanos, e eleva a nossa alma. Ainda que te coloquem um preço, somente sua percepção frente às dificuldades é capaz de te tornar um objeto. A sua força está na capacidade de gerenciar os sentimentos que você cultiva em seu coração.


Paulo, foi um seguidor leal a Jesus Cristo e viveu cerca de 50 anos depois da morte de Cristo, sua história é repleta de reviravolta, uma vez que Paulo de Tarso como era conhecido, era um temido inquisidor de cristãos, que supostamente teria recebido um chamado de Jesus para que se torna-se seu discípulo e missionário.


Paulo desempenhou um importante processo de disseminação do cristianismo em seu tempo, pregando nos territórios romanos e entre os bárbaros. Sua metodologia era pregar nos centros urbanos para assim disseminar suas ideias no entorno das cidades e vilarejos, espalhando para as áreas rurais, obtendo grande sucesso na expansão da igreja.


Paulo é dos apóstolos, ainda que posterior a Jesus, mais querido dos seguidores do cristianismo, pela sua habilidade na argumentação, retórica e a facilidade de se comunicar com as massas.


Outro grande ensinamento de Paulo, podemos resgatar em Coríntios 13:1-101, em que ele explica que: ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que badala. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado."


Enfatizando que mesmo possuindo talentos extraordinários, como falar línguas ou profetizar, sem amor, tais habilidades perdem significado. Paulo descreve as qualidades do verdadeiro amor, destacando sua durabilidade, firmeza, solidez, sensibilidade e pureza. E por fim, ressalta a importância do amor na vida cristã, como algo mais duradouro e essencial em nossa vida, nos aspectos espirituais da alma e no bem estar consigo mesmo e em sociedade.


As lições de Paulo se desloca entre suas experiências pessoais e dá significado no campo da ética, da moral e da espiritualidade para convivência na terra, levando a ser um profeta que muito se aproximou das multidões.


Na Primeira Epístola aos Coríntios, capítulo 13, versículos 11-12, Paulo traz uma lição sobre espiritualidade ao usar a metáfora do conhecimento e descrever o amadurecimento da alma, ao dizer que: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido."


Fazendo uma breve interpretação, Paulo compara o estágio inicial de sua compreensão espiritual ao pensamento e compreensão infantis. Ele reconhece que, em seus estágios iniciais na fé, suas percepções eram limitadas e imaturas. Assim como em nossa vida terrena precisamos amadurecer como homens e abandonar as infantilidades de menino. Por isso ele compara a visão espiritual atual à visão de alguém olhando para um espelho embaçado e como isso sugere uma compreensão limitada da realidade espiritual presente. Ele indica que, eventualmente, teremos uma compreensão mais clara e direta quando estivermos diante de Deus, que transpondo para além da religião, podemos compreender como nossa serenidade interior, alcançada pelos momento, de meditação e reflexão, o que nos aproxima da virtude, em outras palavras - de Deus.


A grandeza de Paulo em explicar os valores do cristinismo vem expressa na Segunda Epístola aos Coríntios, capítulo 13, versículos 13; e ao capítulo 9, versículos 6-12, em que ele fala sobre a caridade e o espírito de buscar jogar no universo sentimentos e atitudes positivas para que retorne a si mesmo, a gratidão e a positividade que é capaz de emanar.


Paulo diz: "Agora permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade." Mas isto eu digo: Quem semeia pouco, pouco também ceifará; e quem semeia em abundância, em abundância ceifará. Que cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra. Conforme está escrito: Distribuiu, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus."


O primeiro versículo destaca a importância da fé, esperança e caridade (ou amor), afirmando que a caridade é a maior entre elas. No segundo trecho, Paulo trata da ideia de semear e colher, associando a generosidade na doação com a abundância da colheita. Encoraja a contribuir com alegria e promete que Deus é capaz de enriquecer os fiéis para que possam continuar fazendo o bem aos outros.


Em Filipenses 4:13, "Tudo posso naquele que me fortalece." "Não nos cansemos de fazer o bem, pois no devido tempo colheremos, se não desmaiarmos."


Paulo ainda afirmou que devemos, portanto, seguir as coisas que contribuem para a paz e as coisas com as quais um pode edificar o outro. Mas não se engane, as más comunicações corrompem os bons costumes. Não há nada que o amor não possa enfrentar.


O conselho de Paulo para o matrimônio alerta para algo que a muito foi perdido em nossa sociedade moderna de que o casamento é equilíbrio, compreensão, um completando o outro, reciprocidade e fidelidade, ao dizer: o marido preste à esposa o carinho que lhe é devido, e da mesma forma, também a esposa ao marido. A esposa não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas o marido tem, e da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas a esposa tem. E a esperança não se envergonha porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos é dado. Ou seja, quando os casais se propõem a se respeitarem como um só corpo e agirem com fidelidade, cuidado, compaixão, amor, construção, afeto e reciprocidade, eles estarão elevados em equilíbrio e inseparáveis diante da dificuldade.


Hebreus 12:11, destaca a importância da disciplina e correção para a formação do caráter cristão e a exortação de Paulo a Timóteo para pregar a palavra incansavelmente, repreender quando necessário e ensinar com paciência e doutrina. Nesta palavras podemos aprender um pouco mais sobre aspectos importantes para nossa própria vida, a liderança e a firmeza justa.

Assim, diz este versículo: "Agora, não corrigir no presente parece ser uma alegria, mas uma tristeza. No entanto, depois disso, produz o fruto pacífico da justiça para aqueles que são exercidos por ela. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados na disciplina. Pregue a palavra, seja instantâneo a tempo e fora de tempo, repreenda, repreenda, exorte com toda longanimidade e doutrina da virtude.


Na carta de Paulo aos Filipenses, no Novo Testamento da Bíblia, ele traz um importante dizer de igualdade entre pessoas, ainda que mencione a fé em Cristo, há um conceito importante: "Porque é por Ele que ambos temos acesso ao Pai, em um só Espírito. Assim, já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; em quem todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. Nele também vós juntamente sois edificados para a morada de Deus no Espírito."


E por fim em, Colossenses 3:12-14, Efésios 4:29, Filipenses 4:8, Tessalonicenses 4:3-5, podemos verificar os ensinamentos de Paulo para um vida plena ao compreender a humildade, compaixão e a importância de uma vida virtuosa. Assim o apóstolo disse: "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também você perdoará; acima de tudo, porém, se revestirá do amor, que é o elo perfeito. Que Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, é nisso que deve pensar, no que é positivo. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição física e moral; que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não com o desejo da concupiscência, ou seja com cobiça de bens materiais e sexuais, como os gentios que não conhecem a Deus."


Portanto, sede, pois, imitadores de Deus (ou seja, da virtude), como filhos amados; e ande em amor, como também Cristo vos amou. E o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também o fazemos para convosco.


Ficamos por aqui! que a jornada de Paulo sirva como inspiração. Em sua busca pela verdade, ele nos lembra de que a sabedoria não é meramente um conhecimento adquirido, mas uma compreensão profunda do coração humano e da espiritualidade em Deus e um compromisso em viver em conformidade com esse entendimento.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page