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A LEI DA LIMITAÇÃO: Livro "As 21 irrefutáveis Leis da Liderança" - John C. Maxwell

Atualizado: 23 de dez. de 2023

Hoje vamos iniciar uma série de vídeos baseados no livro “As 21 leis Irrefutáveis da Liderança”, de John C. Maxwell. 


Inicialmente vamos explicar a primeira lei da liderança detalhadamente para você se inspirar. Resolvemos separar em série porque infelizmente as pessoas em geral não costumam se interessar por explicações muito longas, e assim você pode escolher qual lei lhe interessa mais no momento. 



"As 21 leis Irrefutáveis da liderança" foi lançado, em 1998, eu imediatamente se tornou um livro fenômeno por trazer aspectos fáceis de compreender e aplicáveis. Ao longo de mais de três décadas John Maxwell ganhou reputação como comunicador. E, como ele diz, a comunicação “torna simples o complexo”.


Para o autor, a liderança exige a habilidade de fazer mais de uma coisa.


Instintivamente, pessoas de sucesso compreendem que a concentração, constância nos objetivos e resiliência é importante para a realização. Mas liderança além de ser fundamental é algo muito complexo.


Para que possamos liderar bem, precisamos fazer bem 21 coisas. Sei que você está pensando, como vou conseguir decorar a aplicar 21 coisa no meu dia a dia corrido para aprender a liderar?.





Calma! Segundo Jonh, apesar de precisarmos fazer 21 coisas bem para sermos excelentes líderes, a realidade é que nenhum de nós aplica bem todas essas leis.


Ele usa a si mesmo como exemplo, ao afirmar que está  na média, ou abaixo dela, em cinco das leis — e olha que ele escreveu o livro!


Então, o que um líder deve fazer? Ignorar essas leis? De forma alguma! Você deve apenas desenvolver uma equipe de liderança.


Por isso, vamos começar com a primeira lei da liderança, ou seja, a lei do limite.


A capacidade de liderança determina o grau de eficácia da pessoa, quanto mais capaz de liderar, maiores seus resultados e a eficácia de suas decisões. 


É esta a razão pela qual a capacidade de liderança é o limite que determina o grau de eficácia de uma pessoa. Quanto mais baixa a capacidade de liderança de uma pessoa, mais baixo o limite em seu potencial. Quanto maior a capacidade de liderar, maior o limite em seu potencial.


Observe o seguinte: Se sua liderança vale 8, então sua eficácia não pode ser superior a 7. Eis que a sua capacidade de liderança — para o bem ou para o mal — sempre determina sua eficácia e o impacto potencial de sua organização.


Se acomode no sofá porque agora vou contar uma história que provavelmente você não conhece, mas tenho certeza que você conhece a marca de fast foods mais famosa do mundo, presente em praticamente 119 países. 


Você já ouviu falar nos irmãos Dick e Maurice? O que eles têm em comum com a marca McDonald 's?


Vou te explicar: 


Em 1930, dois jovens irmãos chamados Dick e Maurice, mudaram-se de New Hampshire para a Califórnia. Não viam oportunidades no local onde foram criados. Assim, seguiram diretamente para Hollywood, onde acabaram por conseguir emprego em um estúdio de cinema. Tempos depois, decidiram abrir um teatro em Glendale, cidade a oito quilômetros a nordeste de Hollywood. Mas, apesar de seus esforços, os irmãos não conseguiram tornar o negócio rentável.



A ânsia de sucesso dos irmãos era grande, então continuaram em busca de melhores oportunidades de negócios. Em 1937, eles finalmente descobriram algo que dava certo. Eles abriram um pequeno restaurante drive-in em Pasadena, a leste de Glendale.


O pequeno drive-in de Dick e Maurice foi um grande sucesso, e, em 1940, eles decidiram levar o negócio para San Bernardino.


Eles construíram instalações maiores e aumentaram o cardápio. As vendas anuais chegaram a 200 mil dólares, e os irmãos se viram dividindo 50 mil dólares de lucro por ano — uma quantia que os colocava na elite financeira da cidade.



Em 1948, a intuição disse a eles que as coisas estavam mudando, e eles fizeram mudanças no negócio. O cardápio foi reduzido, concentrando-se em hambúrgueres. Eliminaram garçons, pratos, copos e talheres de metal, passando a usar material de papel. Reduziram os custos e os preços cobrados. O objetivo dos irmãos era preparar o pedido do cliente em 30 segundos ou menos. Afinal, o perfil de seus clientes eram pessoas apressadas. Ao fazer estas mudanças eles inovaram e foram bem-sucedidos.


Em meados da década de 1950, o faturamento anual chegou a 350 mil dólares, e Dick e Maurice passaram a dividir um lucro de cerca de 100 mil dólares por ano.


Um letreiro de néon dizia apenas McDonald’s Hamburgers. 


Dick e Maurice McDonald tiraram a sorte grande no sonho americano, e o resto, como dizem, é história, certo? 


Você deve estar pensando, mas porque eu nunca ouvi falar nesses caras? E eu te respondo, nunca ouviu porque eles ficaram presos na lei do limite. 


Os McDonald nunca foram além, porque sua liderança fraca estabeleceu um limite em sua capacidade de chegar ao sucesso.


É verdade que os irmãos McDonald estavam financeiramente seguros. Eles até tiveram a ideia de comercializar o conceito McDonald’s. A ideia de franquear restaurantes não era nova. Já existia havia décadas. Eles começaram em 1952, mas o esforço fracassou. A razão era simples. Eles não tinham a liderança necessária para tornar eficaz um negócio maior. Eram proprietários eficientes de um só restaurante.


Eles eram gerentes eficientes. Mas não eram líderes. O mecanismo de raciocínio deles estabelecia um limite para o que podiam fazer e conseguir.


Em 1954, os irmãos encontraram Ray Kroc, um líder. Kroc administrava a pequena empresa que fundara para vender máquinas de milk-shake. Ele conhecia os McDonald’s.


Logo fechou um acordo com Dick e Maurice e, em 1955, criou a McDonald’s Systems, Inc. (posteriormente transformada em McDonald’s Corporation). Kroc imediatamente comprou os direitos a uma franquia para utilizá-la como modelo e protótipo. Ele a usaria para vender outras franquias.



Ele recrutou e contratou as melhores pessoas que encontrou, e, à medida que a equipe crescia em tamanho e capacidade, seu pessoal recrutou outras pessoas com capacidade de liderança.


Nos oito primeiros anos com os McDonald’s, ele não recebeu salário. Não só isso, mas também fez empréstimos pessoais no banco, garantidos por um seguro de vida, para ajudar a cobrir os salários de alguns poucos líderes fundamentais que ele queria na sua equipe.


Em 1961, pela quantia de 2,7 milhões de dólares, Kroc comprou os direitos exclusivos do McDonald’s dos irmãos.


Dick e Maurice McDonald tentaram franquear seu sistema de serviço, até que conseguiram vender o conceito a 15 compradores, dos quais apenas 10 acabaram abrindo restaurantes.


Já o limite de liderança da vida de Ray Kroc era muito mais alto. Entre 1955 e 1959, Kroc conseguiu abrir 100 restaurantes. Quatro anos depois, havia 500 McDonald’s. Hoje a empresa abriu mais de 31 mil restaurantes em 119 países.


Sucesso sem liderança é praticamente impossível. 


Para o autor, o sucesso está ao alcance de quase todo mundo. Porém, acredito que o sucesso pessoal sem capacidade de liderança tem eficácia limitada. Sem capacidade de liderança, o impacto da pessoa é apenas uma parcela do que poderia ser com uma boa liderança. Quanto mais alto você quer chegar, mais precisa de liderança. Quanto maior o impacto que pretende ter, maior precisa ser sua influência.


Quanto mais alto você quiser chegar, mais precisa de liderança. Quanto maior o impacto que pretende ter, maior a necessidade de aprender a liderar.


Para aumentar seu grau de eficácia, você tem duas opções. Pode trabalhar arduamente para aumentar sua dedicação ao sucesso e à excelência — trabalhar para se tornar 10. É possível que você consiga chegar a esse grau, embora a lei da diminuição do retorno diga que o esforço necessário para aumentar os dois últimos pontos exigiria mais energia do que o necessário para os oito primeiros.


Mas você tem outra escolha. Pode trabalhar duro para aumentar seu grau de liderança. Digamos que sua capacidade natural de liderança seja 4 — ligeiramente abaixo da média.


Você, ao elevar sua capacidade de liderança — sem aumentar sua dedicação ao sucesso —, pode aumentar sua eficácia original em 600%. Liderança tem um efeito multiplicador.


Por isso, é muito comum o conceito no mundo dos negócios, de que para mudar o rumo da organização, mude o líder.


A capacidade de liderança sempre é o limite da eficácia pessoal e da organização. Se a liderança de uma pessoa é grande, o limite da organização é alto.


Se não é, então a organização é limitada. Por isso, em épocas de dificuldades, as organizações naturalmente buscam nova liderança.


Quando o país passa por tempos difíceis, elegemos um novo presidente. Quando equipes talentosas não vencem, estude a liderança. Eficácia pessoal e da organização é proporcional à força da liderança.


Onde quer que procure, você pode encontrar pessoas inteligentes, talentosas e de sucesso que não são capazes de ir mais longe por causa dos limites de sua liderança. Por exemplo: quando a Apple foi criada no final dos anos 1970, Steve Wozniak era o cérebro por trás do computador Apple. Seu limite de liderança era baixo, mas esse não era o caso do seu sócio, Steve Jobs.


Esse é o impacto da lei do limite.


Nos anos 1980, o autor fala sobre o CEO Don Stephenson, presidente do conselho da Global Hospitality Resources.


Sua empresa administrava instalações excelentes. Don disse que sempre que seu pessoal assumia o controle de uma organização, começava fazendo duas coisas. Primeiro, treinava a equipe para melhorar o atendimento ao cliente e, depois, demitia o líder. Quando ele disse isso, fiquei surpreso. — Vocês sempre o demitem? Todas as vezes? — Exatamente. Todas as vezes. — Vocês não falam com ele antes para descobrir se ele é um bom líder? — Não. Se ele fosse um bom líder, a organização não estaria a bagunça que está.


É a lei do limite. Para atingir o grau mais alto de eficácia, você precisa elevar o limite — de uma forma ou de outra.


Para aplicar a lei do limite à sua vida faça o seguinte:  Relacione alguns dos seus principais objetivos. 


(Tente se concentrar em objetivos relevantes — coisas que demandarão um ano ou mais. Relacione pelo menos cinco, porém não mais de dez itens). Agora identifique quais exigirão a participação ou a cooperação de outras pessoas. Para essas atividades, sua capacidade de liderança terá grande impacto em sua eficácia. 


— Avalie sua capacidade de liderança.


— Peça a outras pessoas que classifiquem sua liderança. 


Fale com seu chefe, seu cônjuge, dois colegas (com a mesma formação que você), e três pessoas que você lidera sobre sua capacidade de liderança. 


Peça que elas o classifiquem em uma escala de 1 (baixo) a 10 (alto) em cada um dos seguintes aspectos: 

• Habilidade com as pessoas 

• Planejamento e pensamento estratégico 

• Visão 

• Resultados.


Faça a média dos resultados e os compare com sua própria avaliação. 


Com base nessas avaliações, sua capacidade de liderança está melhor ou pior do que você esperava? 


Se há uma diferença entre sua avaliação e a dos outros, qual você acha que é a razão para isso? Quanto você está disposto a crescer na área da liderança? 


Faça esta autoavaliação e antes de buscar decolar para o sucesso, estude com muito interesse sobre liderança, modelos e espécies. torne-se um especialista em liderar e motivar pessoas. Desta forma você estará aumentando sua lei do limite. É mais fácil aumentar sua liderança do que aumentar sua dedicação. Há pessoas que são dedicadas e trabalham o dobro em relação às demais e nunca alcançam o sucesso que desejam, porque são fracas na capacidade de liderar.




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