top of page

9 regras estóicas para uma vida melhor (de Marco Aurélio)

Você pode abandonar a vida agora mesmo. Deixe que isso determine o que você faz, diz e pensa, assim, disse Marco Aurélio, ou seja, a vida é curta. Faça tudo como se fosse o pensamento ou a ação de uma pessoa moribunda, preste a deixar este mundo. 


Marco Aurélio através dos seus escritos e as menções a seu nome,  talvez seja uma das pessoas mais fascinantes que já viveu. Temos essa ideia de que o poder absoluto corrompe absolutamente, mas Marco Aurélio teve tudo que um homem pode desejar, e mesmo assim se tornou uma aparente exceção a essa regra. 





Ele não nasceu em uma família real, foi escolhido como um jovem, na mesma idade de Nero, e foi preparado para o poder. E mesmo assim, o exerceu de forma compartilhada com seu irmão, amou sua esposa e seus filhos, mesmo que a vida tenha lhe tirado todos, manteve fiel ao seu dever como imperador, aceitando todo o fardo sobre seus ombros. 



Uma das ideias presentes na educação de Marco Aurélio, é aprender a colocar as pessoas em primeiro lugar. 


Minha história favorita sobre Marco Aurélio vem dos dias mais sombrios da Peste Antonina, uma terrível pandemia que matou milhões de pessoas. A economia de Roma foi devastada, pessoas morriam nas ruas e todos sentiam que não poderia melhorar. Enquanto isso preocupava o imperador, ele não permaneceu inerte, a filosofia estóica tem como base o auxílio mútuo e a sabedoria de saber controlar nossos desejos e vícios, entre eles, a luxuria e ambição, e foi assim que Marco Aurélio teria disposto dos bens do palácio em prol de ajudar as pessoas.  Ele diz: "Vou fazer as pequenas coisas que fazem diferença para mim". Isso é como aceitar um corte de salário em uma economia ruim. Isso é o atleta que renegocia seu contrato para que o time possa trazer novas pessoas. Isso está presente no líder que se sacrifica e luta, que coloca as pessoas em primeiro lugar, não seu próprio conforto e necessidades. Isso é o que é a grandeza, e é por isso que essa história de Marco Aurélio reflete a ideia que precisamos ter em mente em nossa vida, tudo é sobre pessoas e relacionamento em nossa vida, não é sobre coisas ou objetos, dinheiro, essas coisas são externas e acessórias, não devem dirigir nossa felicidade. Na verdade, esse é o espírito romano, respeito à tríade sagrada, ao Estado de Roma, à Família e ao cultivo da Terra. 


Outra regra de Marco Aurélio é que: outro caminho está sempre aberto. 


Você não está preso. Sei que você pensa que está, mas o que os estóicos queriam que você soubesse é que sim, um caminho pode estar fechado, mas outro permanece aberto. O impedimento à ação avança para outra ação. O que está no caminho se torna o caminho. 


Marco Aurélio não está dizendo que nada pode te impedir. Ele está dizendo que quando você é parado em uma capacidade, outras capacidades permanecem abertas para você. 


Você sempre tem a oportunidade de praticar a virtude, praticar a excelência, mudar de alguma forma ou outra com base no que está acontecendo. Não controlamos o que acontece, controlamos como respondemos. Isso é o que a filosofia estóica trata. Então sim, um caminho pode estar fechado, uma porta pode estar fechada, mas a janela permanece aberta. 



Alguém entra no seu caminho, alguém bloqueia você, alguém impede você. Claro, isso acontece. Mas eles não podem impedir você de ser paciente, não podem impedir você de praticar o perdão, não podem impedir você de seguir em uma direção diferente, de mudar de ideia, tentar algo novo, crescer por causa disso, aprender com isso. 


Os estóicos dizem que ninguém nos impede de acomodar, adaptar, mudar, integrar as experiências, os obstáculos que estão em nosso caminho e transformá-los em novos caminhos. Isso é o que o obstáculo é o caminho. É impossível ficar preso porque sempre mantemos nossa capacidade de escolher e mudar.


Faça passo a passo, entenda que ninguém te deve nada e faça o que tem de fazer. Sabemos o que precisamos fazer, certo? Temos a informação. O problema é fazer isso. 


Marco Aurélio diz que você poderia ser bom hoje, em vez disso, você escolhe amanhã. Adiamos, dizemos que vamos começar a dieta, vamos começar o romance, vamos começar a limpar a casa, não vamos fazer isso hoje, vamos fazer amanhã. Se fosse sobre informação, ninguém estaria acima do peso, ninguém estaria sem saúde adequada, todos teriam abdominais definidos, todo projeto seria concluído. 


Sabemos como fazer. O problema é que não fazemos. Não tomamos as medidas. É por isso que os estóicos têm a disciplina da ação. 



No final do dia, tudo se resume à ação. Não é o que você diz, não é o que você pensa, é o que você faz. 


Qual ação você vai tomar? Qual passo você vai dar? E realmente é assim que você termina as coisas, passo a passo. Apenas dê o primeiro passo. Marco Aurélio diz que ninguém pode impedir você disso, na verdade dificilmente fará isso por você. 


Sabe aquele projeto que você tem? Sabe aquele vídeo que você viu sobre como vender através da shopee ou da amazon? Eu tenho uma notícia para você, ninguém vai criar seu cadastro, fazer a logística e precificação do produto, arrumar fornecedor, regularizar a parte fiscal e entregar para você quando tudo estiver funcionando perfeitamente. Somente você é capaz de resolver seus problemas, não fique esperando o momento perfeito, pois eles não existem. A vida é ação, fazer, errar e continuar. 


Descarte sua ansiedade. 


É preciso uma imensa autoconsciência para perceber que estou me sentindo desconfortável por causa de alguma coisa ou estou me sentindo ansioso por causa de outra coisa. 


Em momentos de ansiedade, recorra à sabedoria estoica de Marco Aurélio. Reconheça que a ansiedade é uma reação natural, mas também uma oportunidade para praticar virtudes estoicas como a coragem, a temperança e a sabedoria. Reflita sobre a natureza transitória dos eventos que causam ansiedade e sobre como sua resposta a esses eventos é fundamentalmente sua escolha.


'Você tem o poder sobre sua mente - não fora dos eventos. Realize isso e você encontrará força interior.' Direcione-a para o presente e para o que está sob seu controle. Aceite o fluxo da vida com serenidade, reconhecendo que as circunstâncias externas são indiferentes à sua felicidade interior.



Cultive uma profunda autoconsciência, observando suas reações e pensamentos com objetividade. Isso significa que toda nossa percepção do mundo parte de como pensamos, como controlamos nossos sentimentos, nem sempre algo é o que pensamos ser. Por exemplo, alguém que ando nervoso com seu chefe e estressado com o trabalho, se lhe forem entregue mais horas extras do que as de costume, a primeira reação pode ser de raiva, diante da provocação de seu chefe que não entende que está sobrecarregado, entretanto, esse entendimento vem na verdade de sua má interpretação da realidade, você está reativo, encarou como uma provocação, quando na verdade, seu chefe poderia ter pensado que como trabalhou muito no último mês, talvez fosse bom que você ganhasse um dinheiro a mais. Entende o que quero dizer? Pessoas que ficam esperando que os outros a compreenda ou que haja como pensam que deveriam - estas pessoas sofrem porque tentam controlar coisas externas, se frustram porque desejam que as coisas sejam como desejam.


Pratique o desapego emocional, reconhecendo que a verdadeira liberdade reside na capacidade de encontrar tranquilidade independentemente das circunstâncias externas.


Lembre-se sempre: a verdadeira paz interior não é encontrada na ausência de problemas, mas sim na sua habilidade de responder aos desafios da vida com calma e sabedoria. Sabedoria não é conhecer tudo que há, isso é impossível, sabedoria é conhecer a verdade sobre si mesmo, entender as virtudes e aprender a lidar com seus vícios e problemas de uma forma que consiga manter um sentimento de alegria e apetite pela vida. 


Outro ponto, é que o bem começado é meio feito. 



Marco Aurélio tinha uma rotina matinal. Ele acordava cedo, mesmo que não queira, mesmo que não precisasse. Ele se obrigava a acordar cedo. Ele disse: "Você foi feito para ficar aqui debaixo das cobertas e se manter aquecido? Você foi feito para fazer o trabalho de um ser humano." 


Então ele levantava cedo e ia fazer o seu trabalho. Ele trabalha em sua tarefa mais importante do dia. Ele disse: "Concentre-se como um romano." Ele diz: "Faça isso como se fosse a última coisa que você está fazendo em sua vida." É isso que Marco Aurélio pregava em suas meditações. Sua rotina matinal o preparou para o sucesso. Ele não abordava o dia aleatoriamente. Ele sabia que bem começado é meio feito. E assim você também deve começar o seu dia com uma rotina matinal que permita que você domine o dia desde o início.


Adote o hábito de tomar café em família, surpreenda sua esposa, divida a responsabilidade com a casa antes de colocar a mesa, faça o café enquanto ela faz os ovos mexidos, ou vice e versa. Busque implementar atividade física logo pela manhã, antes de ir ao trabalho. Leia algo para relaxar a mente, evite celulares e notícias logo pela manhã. 


Comece seu dia com energia e alegria, que as coisas vão fluir ao longo das horas. 


Um ponto central dos estoicos é que você precisa ser rigoroso consigo mesmo.


Chama-se autodisciplina. Marco Aurélio disse: "Tolerante com os outros, rigoroso consigo mesmo.


O propósito de tudo isso é fazer de você um melhor mestre de si mesmo. Não é para torná-lo condescendente, patronizante ou controlador das outras pessoas. Chama-se autodisciplina por um motivo. É sua disciplina sobre si mesmo. Você deixa todos os outros e seus erros e sua maneira de fazer as coisas para eles.



Mas o que é ser rigoroso consigo mesmo? Simples, é praticar um autoexame constante para refletir sobre seus pensamentos, emoções e ações. Identifique áreas em que você pode melhorar e estabeleça metas realistas para si mesmo; em seguida busque viver de acordo com os valores e princípios fundamentais, mesmo quando for desafiador segui-los; desenvolva a capacidade de resistir ao impulso de buscar prazeres fugazes que podem levar a consequências prejudiciais; Estabeleça altos padrões para si mesmo e persista na busca da excelência em tudo o que faz. Esteja disposto a enfrentar desafios e a superar obstáculos com determinação e paciência; exercitando o autocontrole e a moderação em todas as áreas de sua vida, seja na comida, no consumo de mídia, nas relações interpessoais ou nos gastos financeiros. Evite excessos e busque o equilíbrio em tudo que faz.


Não ressinta as pessoas. 


Marco Aurélio não gostava de certas pessoas. Ele abre as "Meditações" com uma meditação sobre como algumas pessoas são frustrantes e irritantes. E até essa ideia, essa ideia de que o obstáculo é o caminho, essa citação é ele falando sobre outras pessoas, sobre como algumas pessoas podem atrapalhar, sobre como as pessoas podem apresentar obstáculos. Mas ele diz que nesse obstáculo há uma oportunidade para realmente praticar essa filosofia em que você diz que acredita: ser bom apesar das outras pessoas, ser justo diante da injustiça, ser temperante diante da intemperança. Isso é ser recompensado, ser corajoso quando todos os outros estão sendo covardes e ser recompensado por isso. 


Então, para os estoicos, embora algumas situações ou certas  pessoas possam ser frustrantes, elas são como um obstáculo, mas como todos os obstáculos, elas também são o caminho. Isso é um desafio que podemos enfrentar. Podemos ser melhores por lidar com as dificuldades delas. Então, não ressinta de quem quer que seja, utilize essas barreiras para se tornar melhor.


Pergunte a si mesmo: "Isso é essencial?" 


Você está ocupado, eu estou ocupado, mas quanto do que estamos ocupados realmente importa? 


Marco Aurélio disse: pergunte a si mesmo, com tudo o que você faz e diz, "Isso é essencial?" Porque a maioria do que fazemos e dizemos não é essencial, e ele está absolutamente certo. 


A maior parte do que fazemos é porque as pessoas nos pediram para fazer, ou as pessoas nos disseram para fazer, ou é assim que sempre fizemos. Realmente precisamos fazer isso? 


Se descobríssemos que vamos morrer amanhã, continuaríamos fazendo isso? Faríamos isso da maneira que estamos fazendo? Absolutamente não. 


Então, ele diz que quando você se pergunta se isso é essencial, elimina muitas coisas que você não precisa estar fazendo. E então ele diz que você obtém o benefício duplo de fazer menos coisas, mas melhor. É por isso que você se pergunta essa pergunta: "Isso é essencial? Eu realmente preciso estar fazendo isso? Estou fazendo isso da maneira que precisa ser feita?" E você faz essa pergunta para tudo que você


Lembre-se destes mantras. 



Primeiro, amor fati. Não aconteceu com você, aconteceu para você. O destino escolheu isso para você. Aceite-o, abrace-o, suporte-o, faça algo com isso. Essa é a ideia do amor fati. Marco Aurélio diz que o fogo transforma tudo em combustível e brilho. Isso é amor fati. 


Segundo, trata-se do que você faz pelas outras pessoas. Marco Aurélio diz que o fruto desta vida é o bom caráter e atos para o bem comum. Os estoicos não estavam tentando estudar essa filosofia para serem melhores sociopatas, para ganhar mais dinheiro por si mesmos, para serem mais famosos. Era sobre o que eles faziam pelas outras pessoas. Você contribui para sua comunidade, para seu país? Você está fazendo avançar a humanidade? 


Terceiro, isso coloca os outros dois em perspectiva: memento mori. Você poderia sair da vida agora mesmo, como Marco diz, deixe isso determinar o que você faz, diz e pensa. A vida é curta. Faça tudo como se fosse o pensamento ou a ação de uma pessoa moribunda, diz Marco Aurélio. A vida é frágil, a pandemia nos lembrou disso. Viva enquanto pode, aproveite o dia. 




  • TikTok
  • Instagram
  • Youtube
  • Amazon - Black Circle

© 2022 by Canal Método e Valor 

Aviso Importante: O conteúdo deste site Método e Valor (Citações e Reflexões) é de desenvolvimento pessoal, reflete opiniões pessoais e não constitui aconselhamento profissional. Não nos responsabilizamos por possíveis consequências decorrentes da interpretação das informações. Recomendamos exercer discernimento e buscar orientação profissional quando necessário. Nosso objetivo é fazer com que você busque construir um pensamento crítico, além dos artigos do nosso site.

bottom of page