6 PILARES da Programação Neurolinguística (PNL) COMECE AGORA a reprogramar Reprogramar seus medos
- Método & Valor
- 28 de ago. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2023
Você já ouviu falar em Programação Neurolinguística, também chamado de PNL?
Se não ouviu falar, continue no vídeo que hoje vamos explicar os seis pilares da PNL. Caso conheça, vale a pena assistir este vídeo para refrescar a memória.
A programação neurolinguística estuda o talento e a qualidade, ou seja, como organizações e indivíduos excelentes obtêm seus resultados. É um estudo que se ocupa de diversos ângulo os acontecimentos em nossa vida com o objetivo de remodelar nossos comportamentos por meio de processos.
A PNL estuda como estruturamos nossa experiência em nossa mente, como pensamos sobre nossos valores e crenças e como criamos nossos estados emocionais, ou seja, como construímos nosso mundo interno a partir de nossa experiência e lhe damos significado.
Retomamos aqui o conceito de Epiteto e do estoicismo, em que nenhum evento tem significado em si mesmo, é nós que atribuímos as coisas o significado que parecem ter.

Para melhor ilustrar, quero que imagine o seguinte exemplo:
O filho chega na mãe e diz: Mãe, o vovô está reclamando de dor e não quer brincar; a mãe responde ao filho: __ Vai lá e pergunte ao seu avô qual a história mais engraçada que ele fez quando criança.
Seu avô contou várias histórias vivenciadas pelos seus amigos ao neto.
Após ouvir atento, a criança voltou e a mãe perguntou: então filho? Como está o vovô agora?
A criança respondeu que está feliz e sorrindo.
Isso é a PNL, é remodelar o sentimento que você está tendo através de sugestões ou métodos de estruturas de pensamento que altera sua percepção interior do mundo externo.
Nós somos o canal método e valor, e explicaremos para você os seis pilares da PNL, se inscreva no nosso canal, e receba conteúdo de valor para você se inspirar e refletir. Deixe seu like e comente o que você achou da PNL, e se experimentou o exercício que passaremos ao final deste post, como se sentiu?
Você – o seu estado emocional e seu nível de habilidade.
Você é a parte mais importante de qualquer intervenção de PNL. Você torna a PNL real através daquilo que faz. Seus hábitos, suas metas, suas crenças, valores, experiências, ações e saúde física e mental é o que define como você interpreta e lida com as coisas que acontecem em sua vida. Trabalhar seus mentalidade, como você está fazendo assistindo nosso conteúdo no canal, é uma forma de reforçar bons valores e uma boa saúde mental para lidar com a frustração.
As pressuposições – os princípios da PNL.
As pressuposições são seus princípios guia, as ideias ou crenças que são pressupostas, ou seja, são os princípios capaz de mudar seu estado emocional diante de uma reação ou situação emocional. São um conjunto de considerações e exercícios que ajudam você a entender a realidade emocional de uma outra perspectiva.
Por exemplo, se você está com vergonha de algo que fez em certo momento e isso está te perturbando. Tente imaginar em sua mente, que você está em uma sala de cinema sozinho, e na tela está passando um filme da situação constrangedora que você quer esquecer. Você irá assistir toda ela como aconteceu. Agora você imaginará a cena, mas sem o áudio, sinta abaixando o volume da situação. Em sequência imagine que uma música muito engraçada, tipo o “pintinho piu”, você irá colocar como música de tema a executar junto com o filme. Agora imagine-se dando play no vídeo. Assiste três vezes em sua mente, cada uma delas, com uma música mais engraçada que outra.
Após fazer isso, como você se sente? Deixe nos comentários.
O Rapport (relatório de informações) – a qualidade do relacionamento.
Você consegue rapport usando compreende e respeitando a maneira pela qual a outra pessoa vê o mundo. É como se você falasse a mesma língua que o seu interlocutor. Se existe rapport as outras pessoas se sentem reconhecidas e responsivas. É possível construir rapport em níveis diferentes e em intensidade, isso depende de o quanto de atenção e respeito a outra pessoa. Não existe uma fórmula mágica, apenas processos que podem facilitar a criação dessa conexão. Para não erra, seja sempre positivo, respeitoso e um bom ouvinte. Não tem erro.
O resultado – saber o que quer é importante.
Ter em mente o resultado pretendido é o que se baseia a PNL, assim como ser capaz de saber dos outros aquilo que desejam. Tenha sempre em mente o que você quer; a tarefa é aquilo que você fará para conseguir o resultado.
Calma que explico melhor: Imagine o exemplo anterior, em que você quer esquecer um trauma. O objetivo é mudar a forma que você enxergar a situação. O resultado que você quer é a tranquilidade interna e parar de dar importância a isso. A tarefa é o exercício de reflexão que propusemos para você mudar sua interpretação da situação.
Resumindo o que foi dito: você precisa conhecer sua situação atual (onde você está agora); conhecer sua situação desejada (onde quer estar); planejar sua estratégia.
O Feedback – como saber que está conseguindo o que quer?
Uma vez sabedor daquilo que deseja, você deve prestar atenção no eu está conseguindo, para determinar o que fazer a seguir. Isso quer dizer que você precisa prestar atenção rigorosa em seus sentidos, tentando enxergar a situação com a clareza necessária, afastando o negativismo mental que costumamos deturpar nosso julgamento.
Se você está frustrado, interpretará a situação de uma determinada maneira, mas se você compreende que está frustrado e que em outra situação talvez fizesse diferente do que agora, essa consciência vigilante sobre o que você sente, é fundamental para guiar sua vida. Esteja consciente de si e de seus sentimentos.
A flexibilidade – se o que está fazendo não estiver funcionando, faça algo diferente.
Quando mais experiências você tiver na vida, negativas e positivas, e quanto mais reflexões você fizer sobre seus estados emocionais e sentimentos, estilo de comunicação, quanto mais pessoas você conversar e interagir, mais repertório você terá para melhorar seus resultados interiores (da mente). Maior a gama de experiências, mais flexíveis são a sua forma de se adaptar e receber a realidade.
Conforme prometemos iremos ensinar um exercício simples em que você deve fazer quando se sentir sem confiança ou com medo.
Para ele, preciso que imagine um círculo em volta de você, não um círculo qualquer, mas um círculo que fluiu uma energia visível a sua volta. Agora quero eu imagine detalhe por detalhe de uma paisagem de sua preferência. Primeiro a grama sumindo no horizonte, depois as árvores, as flores, os pássaros , de que cor são? Imagine a frente uma cachoeira que flui.
Sinta o vento em seu rosto e a brisa. Agora, coloque sentado confortavelmente dentro do seu círculo neste ambiente imaginário. Quero que se recorde do dia em que você se sentiu mais confiante em sua vida, aquela felicidade de realização genuína, relembre este momento observando a paisagem.
Agora separe esse sentimento e jogue todo dentro da energia que fluí a sua volta, imagine que esse sentimento flui sobre você dentro do círculo.
Perceba que isso muda seu estado de espírito, trás uma sensação ótima para nós. Isso é PNL.
Eu uso muito isso antes de alguma prova importante, construo meu círculo em volta da cadeira e faço a prova de forma tranquila.
Diz aí o que você sentiu? Deixe nos comentários.
Comments