top of page

5 HÁBITOS QUE ENRIQUECEM SEGUNDO A BÍBLIA | Que você PRECISA compreender antes de começar a gastar

Atualizado: 17 de nov. de 2023

O Tema de hoje é sobre os cinco ensinamentos bíblicos para você enriquecer em fortuna e em valores.


A bíblia sagrada é um dos maiores documentos histórico e religioso. Sua leitura é uma rica fonte de acontecimentos históricos, cultura e transmissão de ensinamentos e valores entre gerações.


Escrita sobre os mais variados temas e em épocas diferentes, ela permanece atual em todos os momentos. É nela que tudo aquilo que cremos se torna ainda mais real conforme as nossas interpretações.



Há muitas passagens que não podemos levar ao pé da letra, mas que, se bem analisadas e refletidas, nos trazem uma profunda reflexão e abrem os caminhos aos sentimentos guardados em nossos corações.


Por isso, reunimos 5 dos maiores conselhos financeiros e construção de riqueza presentes na bíblia e transmitido de geração em geração.


O primeiro deles, temos:


A prudência de viver abaixo de nossa renda.


Na bíblia há várias passagens referente a prudência e temperança como forma do homem bom viver.


No provérbio 21, observamos a construção dos valores de amor e temperança que direciona o homem para uma vida plena, condenando a arrogância e a conduta baseada no orgulho. Dois comportamentos que ofuscam o amor e a prudência do homem justo.


Neste sentido, vale a pena citar versículo 5 deste provérbio:


"Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria."

A bíblia aconselha o bom viver e servir com boa vontade e prudência. Condenando as condutas imorais baseada em construir riquezas com mentiras, violência e intrigas. Orientando a tomar cuidado com os homens perversos que agem com intemperança e oportunismo.


Por isso, a bíblia adverte no versículo 17 o seguinte:


"Quem se entrega aos prazeres, passará necessidade; quem se apega ao vinho e ao azeite jamais será rico."

Outra advertência para quem que almeja construir uma vida financeiramente segura, é previsto nos versículos 9 e 19 respectivamente:


"Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com um cônjuge briguento."
"Melhor é viver no deserto do que com um cônjuge briguento e amargurado."

Por fim, o provérbio 21 20, ressalta a importância do homem e da mulher viverem com temperança, cuidando de suas finanças e não se deixando levar por futilidades e descontrole. Observe o versículo 20:

"Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode."

Por isso, atente-se para sua renda, seja consciente com os gastos com aluguel, energia, água, mercado e lazer, por exemplo. Um homem e uma mulher não devem trocar a estabilidade e o controle de suas finanças por vícios mundanos e coisas fúteis, eles devem pensar primeiro em sua família e aprender a investir.


O segundo é "aprenda a investir seu dinheiro"

Este conselho está escrito em Mateus 25, o qual trás dois sermões, um sobre prudência e outro sobre investimento.


No primeiro, conta a história de um esposo ao chegar ao céu, em que lhe foram destinadas 10 virgens. Todas receberam suas lamparinas e foram de encontro ao seu esposo.


As cinco primeiras, imprudentes, cederam ao desejo e à pressa de chegarem, não tendo levado o azeite para alimentar as chamas. As outras cinco, prudentes, encheram suas lamparinas antes de sair.


Na madrugada, ao chamarem seu esposo, as cinco mulheres imprudentes, pediram emprestado azeite, sendo que as mulheres prudentes orientaram àquelas irem buscar, pois se dividissem ficariam todas elas sem antes do amanhecer.


Assim, os imprudentes foram buscar azeite. Ao retornarem, as cincos prudentes já estavam no braço de seu esposo e este não reconheceu as cincos imprudentes.


Ceder aos desejos imediatistas e as futilidades, e se esquecer de tomar as devidas precauções é um erro financeiro terrível. Aquele que vive pensando no lucro que outros estão tendo, sem se preocupar com o processo e os percalços que seu vizinho percorreu, nunca será rico.


A segunda parte do sermão, refere-se sobre a importância de investir seu dinheiro.


Nele conta a história do Senhor que ao se ausentar de suas terras, chama seus servos leais e reparte seus bens.


O primeiro recebeu cinco talentos; o segundo dois talentos; e o terceiro um talento.

O primeiro e o segundo negociaram seus talentos e dobraram esse patrimônio.


Enquanto o último, temendo perder o dinheiro de seu senhor, enterrou o seu único talento.


Ao retornar, o senhor chamou seus servos e ficou feliz ao ver que o primeiro e o segundo haviam dobrado seus respectivos talentos. Todavia, ficou decepcionado ao ver que o terceiro, por covardia, preferiu enterrar seu talento e com isso não gerou qualquer riqueza.


Assim, aquele senhor disse no versículo 25:

"Então você devia pelo menos ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros."

Veja, que é importante adequar nossos gastos à nossa renda, pois isso permitirá a você poupar dinheiro para investir.


Por isso, o ideal é que você comece hoje mesmo, cortando seus gastos e liquidando a fatura do cartão, com objetivo de formar uma reserva de emergência equivalente a no mínimo 6 meses da sua renda.


Para isso você deve liquidar suas dúvidas, e ter o hábito de guardar de 3 a 10% de seus rendimentos em renda fixa, até conseguir formar sua reserva de emergência.


Após formada, você deve pegar o excedente e dividir para aumentar sua reserva financeira em mais 6 meses, e a outra metade ser destinada para investimentos em renda variáveis.


Desenvolva o hábito de investir, pague primeiro a si mesmo todos os meses quando receber seu soldo. Afinal, você às vezes compra chocolates, refrigerante e bebidas alcoólicas sem nenhum valor nutricional, e depois reclama que não tem de onde economizar, estou mentindo? Comece a calcular o quanto gasta com cerveja ou saídas com amigos e verá que dá para economizar. Tenha prioridades.


O terceiro Ensinamento da bíblia ajudará você em todos os outros.

Em Provérbios 3 13 14, a bíblia diz:

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino."

Pode parecer demagogia, mas o conhecimento pode te valer mais do que prata ou ouro, é através de experiências e conhecimentos adquiridos que você conseguirá construir ou manter sua fortuna. O homem que não se preocupa em aprender e permitir-se ensinar ao seu próximo para que ambos cresçam, é um homem mesquinho.


Um homem sábio, além de ter temperança, saber investir e buscar aprender, deve buscar sempre manter uma reserva financeira.


Assim, está escrito em Eclesiastes 9 11:

"Percebi ainda outra coisa debaixo do sol:
Os velozes nem sempre vencem a corrida;
os fortes nem sempre triunfam na guerra;
os sábios nem sempre têm comida;
os prudentes nem sempre são ricos;
os instruídos nem sempre têm prestígio;
pois o tempo e o acaso afetam a todos."

Aquele que tem uma reserva e tem a consciência de que o acaso pode atingir a todos, independe de você ser rico ou um exímio construtor de riquezas. É sempre bom, ter aquele valor investido no tesouro Selic ou na poupança que seja para horas de escassez ou de oportunidade de crescimento pessoal para que possa usar.


Aprenda a se pagar primeiro, tire 2, 5, 7 ou 10% de sua renda para poder montar um investimento seguro e de fácil resgate, para as horas de aperto. Ideal é que seja de no mínimo 6 meses. Após isso, você pode dividir entre aumentar a reserva financeira e investir em rendas variáveis.


O Quinto ensinamento:

"Tenha mais de uma fonte de renda"

Este ensinamento está em Eclesiastes 11:6:

"Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas."

Trabalhe para ter diversas fontes de rendas. O ideal é que você não fique dependente do seu salário apenas, pois um dia isso pode mudar e você terá dificuldades financeiras.


É ideal que você trabalhe e além deste, você disponha de outras formas de ganhar dinheiro. Por exemplo, você pode criar pequenas atividades após seus horários de expediente, algo como criar um curso, dar aulas, buscar um blog para escrever e produzir artigos, monta uma lojinha pequena online, vender algo para amigos, tirar um dia na semana para fazer um açaí que seja pelo “Ifood” com a família.


Ter rendimentos de renda fixa e variável.


Resumindo, você deve buscar conhecimento, agir com prudência e temperança na vida e na economia doméstica, ter pessoas de valor ao seu lado, investir parte de sua renda, criar um fundo de emergência para os acasos da vida e não colocar todos os ovos na mesma cesta.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page