top of page

32 HÁBITOS ESSENCIAIS PARA ALCANÇAR SUCESSO NA CARREIRA | Segundo a Revista FORBES

Atualizado: 17 de nov. de 2023

Olá, hoje trouxemos os 32 hábitos que segundo uma pesquisa da revista Forbes, são essenciais para você desenvolver a resiliência e progredir na carreira.

Sabemos que todo mundo quer que sua vida profissional seja tranquila. Queremos ter tudo: sucesso, felicidade e segurança. No entanto, a vida nos leva em diferentes direções. Às vezes, ela se torna confusa e assustadora.

Desgosto, decepção e medo coexistem com proteção, sucesso e contentamento. Nem sempre podemos tomar as rédeas da situação, mas tanto de tempo em que deixamos a carroça da vida a esmo só depende de nós mesmos.

Pode ser lento e penoso, mas se dedicamos com concentração às nossas forças para tentar assumir as redes da vida, cada segundo dedicado, vai nos aproximar do seu objetivo. Desistir é caminhar sem saber no que vai dar, você pode atravessar campos belos, mas estar indo direto para o abismo.

Quando não é possível controlar contratempos e decepções na carreira, você sempre tem o poder de escolher como responder a eles, simplesmente ampliando sua perspectiva. Pode decidir se rega as ervas daninhas ou as flores em seu jardim. Uma das melhores ferramentas mentais à nossa disposição é a capacidade de virar uma perspectiva estreita, expandir nossa visão e nos libertar para ver e desfrutar de todo o espectro de nossas vidas.

Mas as questões mais carentes de solução para o homem moderno é como se tornar alguém de sucesso, como obter renda sem consumir todo seu tempo, como conciliar lazer, respeito e estabilidade financeira.

Pensando nisso, reunimos 32 hábitos que segundo a revista Forbes, se praticados regularmente, irão ampliar sua zona de resiliência, aumentar o desempenho no trabalho, ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente de contratempos e impulsioná-lo para conquistas maiores.




Segundo a revista Forbes, a ciência e entrevistas com grandes personalidades de mais variados ramos de atividades, possuem em comum grande parte destes hábitos que listamos a seguir, se você pratica a metade deles, parabéns você está no caminho certo para uma vida plena.

Não considere as fases altas da sua carreira mais sérias do que as baixas, e vice-versa.

É preciso estar sempre se autoavaliando e buscando aprender e melhorar nossos resultados. Problemas acontecem, faz parte da vida. Com os percalços devemos aprender, agradeça pela oportunidade de resolver os problemas, não se desespere, pois a cada queda, você aprende a cair melhor e a se levantar com mais destreza.

Substitua a autocrítica, que tira seu poder, pela autocompaixão, que fortalece sua resiliência e seu sucesso.

Não se culpe demais pelos problemas, aprenda a resolver o que é importante e que está em sua competência resolver, não fique se martirizando pelo erro. Entenda que errou, mas que é um ser sujeito a falhas, tente aceitar que pode fazer melhor e que tudo depende da constância, mas tome cuidado para não ser "vitimista" e "reclamão".

Use autoafirmações para cultivar um relacionamento distante com seu autojulgamento e observe a si mesmo de uma forma mais ampla.

Mentalize seus objetivos, imagine-se realizando seu sonho, visite pessoas e lugares que seu sucesso lhe proporcionará, sinta o ambiente. Converse com pessoas que alcançaram os mesmos sonhos que você. Esse ambiente contagia e motiva você a crescer.

Faça um "brainstorm" de soluções para um dilema de trabalho, em vez de ficar atolado nos problemas.

Se você ficou na dúvida sobre o que é brainstorm não se sinta mal, também tive que pesquisar sobre o assunto, a boa notícia é que não precisa ir ao Google, fica aí!

Brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico. Consiste em uma reunião chamada de tempestade de ideias, em que todos vão dando ideias para solucionar um problema, as que vem à cabeça, independente do que seja. A partir daí vai afunilando e definindo um plano.

Imagine sua carreira como uma aventura, que, eventualmente, tem desafios para resolver.

A mentalidade é importante. Se você considera seu emprego, sua vida, seus relacionamentos ruins, eles parecerão ou se tornarão ruins para você. Por isso, aprenda a admirar o que faz e as pessoas com quem faz.

Concentre-se no lado positivo de uma situação de trabalho negativa.

Focar nos problemas não vai ajudar a resolvê-lo. Pode parecer idiotice, mas mudar a perspectiva e focar na solução é fundamental para contornar situações negativas.

Identifique uma oportunidade ao se deparar com uma dificuldade em sua carreira.

Epíteto dizia que nossos problemas estão na forma como recebemos o mundo em nossa mente. Por isso, se uma dificuldade aparecer tente achar algo nisso que levará a uma oportunidade. Uma solução criativa pode abrir portas.

Tente observar novas possibilidades ao se deparar com perdas na carreira.

Ser demitido pode não ser o fim do mundo. Às vezes estamos estagnados em algo que fazemos por medo de mudança. Por isso, não tenha medo de explorar novas possibilidades, colocar em prática aquela lojinha que idealizou, mandar um currículo para aquele cargo que pretendia.

Gaste o tempo curtindo o presente tanto quanto se preocupa com o futuro ou lamenta o passado.

Estar presente é algo estimulante. Quem vive apenas no passado é uma pessoa amargurada e infeliz; quem se preocupa com futuro apenas, tende a não enxergar com clareza as oportunidades e as dificuldades, isso leva a ansiedade e frustração. Saiba dosar o passado para aprender, o futuro para planejar e o presente para executar melhor.

Crie uma lista de atividades prazerosas, como assistir a um pôr do sol.

Encontre tempo para frear o ímpeto da obsessão. Existe mais na vida do que planejar e ganhar dinheiro e fama. Se concentre nas pessoas a sua volta, somos seres sociais e isso ajudará você a renovar suas energias.

Encontre alternativas positivas quando você for pego em pensamentos de tudo ou nada.

Por exemplo, em vez de dizer “Não consegui a promoção e eu nunca alcançarei meus objetivos de carreira, transforme essa ideia em: “Eu não consegui a promoção, mas existem muitos outros passos que posso tomar para alcançar minhas metas profissionais”.

Escreva uma lista com os seus talentos, qualidades profissionais positivas, e a faça ser igual ou maior do que as suas dificuldades.

Todos nós somos bons em alguma coisa e temos dificuldades em um monte de outras atividades. Assim, saiba o que faz de melhor e melhore aquilo que precisará para chegar aonde deseja.

Tenha pausas durante os seus prazos.

Kobe Bryant usava muito esse método em seus treinos e na mentalidade mamba criada pelo jogador. Temos um vídeo explicando melhor sobre a mentalidade mamba.

Tire folgas para cuidar da saúde e não só quando ficar doente.

Nosso maior erro é se afundar tanto em nosso trabalho ou objetivo que ficamos obcecados com isso. Inclusive é bom observar, pois é muito comum a síndrome de burnout em trabalhadores e empreendedores. Ou seja, quando a pessoa passa a viver o trabalho, não consegue desligar e nem sente vontade de se divertir com trivialidades. Busque ajuda se perceber que está sobrecarregado além do normal.

Se você não descansar sua mente, terá a tendência de fazer as coisas no automático e perderá a criatividade. Pois seu corpo irá fechar sua visão para o hiperfoco no problema. Isso é instinto de sobrevivência.

Então, relaxe um pouco, curta sua família. Não espere descansar quando pegar atestado médico por estar doente.

Crie uma lista de agradecimento com todas as coisas pelas quais você é grato. Isso compensará as queixas que estão em seu caminho.

Você vai se surpreender com o tanto de coisas que você terá para agradecer. Se você tem um celular, saiba que uma grande parte da população mundial, não tem nem água e eletricidade, muitos nem chegarão a saber o que é celular ou internet.

Saia na natureza para aproveitar a paisagem após longos períodos na frente do computador.

Nosso DNA carrega muito dos genes de nossos ancestrais, por muitos séculos, vivemos em contato direto com a natureza e dependendo diretamente dela, hoje criamos um mundo artificial de coisas, seu instinto clama por um contato com a natureza para renovar as energias. Dê isso a você.

Acumule as tarefas de trabalho que você consegue controlar, em vez das que não pode.

Tarefas que não podemos controlar demandam muito tempo, por isso, deixar acumular este tipo de trabalho arrastará você para o estresse e preocupação. Por isso, priorize resolver e aprimorar uma forma de trabalho.

Dê um passo para trás e observe o quadro geral em vez de ficar preso em detalhes.

Não fique por muito tempo dentro do problema, isso ofusca sua visão. Eu resolvi instalar uma câmera em casa, puxei o cabo e passei pela tubulação, estava funcionando, até que decidi passar para uma tubulação estreita. Resultado, o cabo parou de funcionar. Gastei dois dias entre corta-cabo, "cripar" o cabo, testa e nada. Com raiva, decidi desmontar metade do projeto e refazer. Por fim, descobri que a ponta do cabo que conectei na câmara, após passar pelo conduíte estreito, havia estragado. Se tivesse trocado a ponta primeiro, teria economizado dias de trabalho (velho e bom faça você mesmo).

Segure emoções desagradáveis, como preocupação, raiva ou frustração, com o braço estendido, longe de você, e as observe como coisas separadas de você.

Nutrir emoções desagradáveis é um erro que você não deve cometer. Assista nosso vídeo do card sobre Epíteto e suas lições para "a arte da vida plena", nele explicamos a importância de saber o que podemos controlar.

Deixe-se levar pela paixão, em vez da pressão.

A pressão é algo que existe, é um sentimento de não conseguir fazer ou medo das consequências de não conseguir. A boa notícia é que isso é um sentimento, como todo sentimento, cabe a nós controlarmos. Troque a sensação de que não irá conseguir, pela sensação de que está aprendendo e que a cada dia aprenderá mais e com mais pessoas.

Ao falar de um dilema de trabalho, adote o papel de narrador, em vez de ator, e, veja como tudo se torna emocionalmente mais leve.

Não haja como aquela pessoa que se coloca como a vítima do problema e que aumenta a dimensão do que as coisas realmente são. Procure uma mentalidade positiva, se tiver que falar sobre dilemas, seja um narrador imparcial e não onisciente. Preferi preservar àqueles que estão a sua volta e não sair expondo os erros que achar ser do outro.

Mantenha a mente aberta a possibilidades de carreira em vez de uma mente decidida que oculte todo o seu potencial.

Focar em algo é muito bom, quando os objetivos estão perfeitamente traçados. Porém, não seja tão rigoroso com você, pois às vezes achamos haver apenas um caminho e ignoramos as oportunidades à nossa volta. Algumas coisas acontecem e são um acelerador em nossos objetivos. Esteja aberto a avaliar e estudar as possibilidades que aparecerem.

Use a terceira pessoa ao falar de si mesmo para criar uma distância psicológica de sua mente egocêntrica de sobrevivência.

As pessoas amam falar de si mesmas, exaltar seus feitos, habilidades. Mas você não será uma delas, pelo contrário, você irá resistir a essa tentação e aprender a ouvir. Quando falamos, geralmente damos muita pista sobre nossos medos e inseguranças, isso é dar munição aos mais intencionados. Se fizer algo digno de ser mencionado, espere que alguém pergunte e fale apenas o necessário. Não se vanglorie do que fez e nem menospreze outras pessoas. Isso é prejudicial para você e para os outros.

Saliente seus recursos internos em vez de suas limitações para superar as adversidades.

Não saia por aí justificando seu fracasso e culpando os outros por isso. Prefira buscar dentro de você os motivos de sua falha, como falta de empenho, estudo insuficiente ou errado, falta de planejamento ou erro de execução.

Permaneça atento ao longo do dia, ao invés de se autossabotar.

Seja inteligente nas suas escolhas e ações, seu trabalho não é sua casa. É conveniente prestar atenção no que você diz e como diz, se abster de grupos de reclamações e de fofoca. Não fale dos outros, a vida tem suas surpresas, já pensou você falar mal de alguém e esse alguém virar seu chefe? Não se sabote, controle suas atitudes e seja positivo.

Veja os eventos desafiadores como acontecendo para você, e sobre você.

Não fuja das responsabilidades. Líderes surgem de situações desafiadoras, saber ouvir, motivar e propor ideias é fundamental para construir sua reputação. As oportunidades surgem destas situações. Então, ao invés de reclamar, busque soluções.

Pense nos problemas do trabalho como lições a aprender.

Enfatize o quanto você progrediu em sua carreira e veja o quão longe ainda tem que ir.

Saiba se avaliar, seus pontos fortes e pontos fracos, investia em aprender com pessoas que fazem. Quem já alcançou o sucesso que você busca. Uma boa autoanálise é fundamental para saber o que falta para chegar lá.

Pratique a empatia e pense em “nós”, ao invés de “mim”, para se libertar de julgamentos instantâneos, neutralizar atitudes tendenciosas e construir harmonia de equipe.

Ser bom em trabalho em equipe é importante para seu sucesso. Compartilhar ideias e construir uma relação de cooperação proporciona o crescimento de todos os envolvidos e geralmente reflete a solução mais adequada e eficiente para resolução do projeto. O exemplo disso podemos citar, um palestrante que estava reorganizando as cadeiras para mais próximas do palco. Vendo isso, alguns trabalhadores humildes ali presente, propuseram ajudar.

Se o palestrante tivesse recusado a ajuda, ele iria adiantar cadeira por cadeira. Como ele aceitou, os ajudantes foram ao final da fila das cadeiras e colocaram a última fileira na fileira à frente. Perceba que a cooperação leva ao sucesso e a menos esforço e tempo.

Evite tirar conclusões precipitadas sobre o que sua equipe pensa de você e reconheça que seu pensamento tendencioso tem mais a ver com você do que com eles.

Não seja o centro do universo, aquela pessoa que acha que todo mundo fala dela. Faça a seguinte reflexão: quando estou ocupado, eu penso mal dos outros? Se respondeu sim, está na hora de reavaliar seus sentimentos. Eu aposto que respondeu que não, é porque quando estamos trabalhando não temos essa preocupação.

Se você pensa assim, saiba que os outros também tem coisas a fazer assim como você. Ainda que elas digam algo, cabe a você controlar como se sente. Se for verdade, corrija, se for mentira, ignore, pois é mentira.

Pense fora da caixa e saia da zona de conforto, criando novas experiências possam lhe ensinar como você é confiante, criativo e capaz.

Essa expressão manjada não deve ser levada a ferro e fogo. Pensar diferente, e pensar o novo, é saber pedir conselhos e ajudar as outras pessoas, é usar a sua capacidade de inspirar os outros, para que cheguem ao impossível ou o que parecia ser.

Fique confortável com a incerteza, porque a presença dela é a única certeza com a qual você pode contar.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • TikTok
  • Instagram
  • Youtube
  • Amazon - Black Circle

© 2022 by Canal Método e Valor 

Aviso Importante: O conteúdo deste site Método e Valor (Citações e Reflexões) é de desenvolvimento pessoal, reflete opiniões pessoais e não constitui aconselhamento profissional. Não nos responsabilizamos por possíveis consequências decorrentes da interpretação das informações. Recomendamos exercer discernimento e buscar orientação profissional quando necessário. Nosso objetivo é fazer com que você busque construir um pensamento crítico, além dos artigos do nosso site.

bottom of page