John

16 de dez de 20233 min

8 Aspectos que Afastam Você de Deus

Atualizado: 23 de dez de 2023

Olá, Hoje exploraremos oito aspectos que podem nos afastar da presença de Deus e como podemos evitar esses obstáculos para uma vida mais próxima do Criador. Fique conosco até o final, pois cada ponto é uma oportunidade de reflexão e transformação em sua jornada espiritual.

A Preguiça

 

A preguiça pode nos distanciar de Deus, prejudicando nossa vida espiritual e desenvolvimento pessoal. Para vencer esse obstáculo devemos tomar a ação e manter o comprometimento diário.

Em Provérbios 6 a palavra do senhor diz: "Como o bicho preguiça você dorme, quando se pode esperar um pouco mais, como o homem que se deita no meio do mar. Como o ladrão é desprezado quando é pego, assim é o preguiçoso, que se deixa guiar pela pereza. Os desejos do preguiçoso o matam, pois as suas mãos recusam-se a trabalhar."

A Fofoca

A fofoca, condenada pela Bíblia, pode semear discórdia. Explore maneiras de evitar esse comportamento prejudicial e promover a união entre as pessoas.

Em Timóteo dois temos: "Evite palavras inúteis que apenas levam à impiedade."

O que é reforçado em Provérbios 20:19: "O fofoqueiro vive espalhando segredos; portanto, evite a companhia de quem fala demais."

A Inveja

A inveja nos impede de viver plenamente. Por isso é preciso aprender como cultivar o contentamento e apreciar as bênçãos de Deus, combatendo esse sentimento corrosivo.

Em Gálatas 5:21 a bíblia diz : "Inveja, embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus."

Da mesma forma em Filipenses 4:12: "Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade."

O Egoísmo

Jesus nos ensina o valor do altruísmo. Aprenda a combater o egoísmo, colocando Deus e os outros em um plano de empatia e compaixão. Busque amar o próximo como a ti mesmo. E Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Assim temos em Mateus e Filipenses.

A Ganância

A ambição desmedida pode afastar-nos de Deus. Entenda a diferença entre prosperidade e amor ao dinheiro, e como manter o equilíbrio em suas aspirações.

Em Timóteo 6 e Lucas 16, Timóteo temos que "Pois o amor para com o dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos." Mais ainda, "Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro."

A ira Descontrolada

A ira prolongada pode destruir vidas. Explore como a mansidão pode ser a chave para controlar a ira e promover a paz.

Em efésio 4 e Tito 3, temos que a bíblia aconselha que "no seu furor, não pequem: que o sol não se ponha estando ainda vocês irados." Que a ninguém difamem. Sejam pacíficos, amáveis e mostrem toda a mansidão para com todos os homens."

A Imoralidade Sexual

Nosso corpo é um templo sagrado. Compreenda o significado da imoralidade sexual, seus impactos espirituais e como resistir às tentações.

Em Coríntios 6 a bíblia diz: "Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?"

A Idolatria

Idolatria vai além de adorar imagens. Descubra como evitar colocar qualquer coisa ou pessoa acima de Deus em sua vida.

Assim está escrito em Mateus 6 e Êxodo 20: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. "Não terás outros deuses além de mim."

Esperamos que estes ensinamentos inspirem mudanças positivas em sua jornada espiritual. Ao refletir sobre esses pontos, buscamos uma vida mais próxima de Deus.

    1